Benefícios da aplicação de cloud computing na automação industrial

cloud-computing
rede io-link

Benefícios da aplicação de cloud computing na automação industrial

Cloud computing na automação industrial

A computação em nuvem é uma das características essenciais das soluções IIoT. Tenho a certeza que já ouviram falar sobre. Mas, o que é exatamente e como funciona, ainda não está claro, certo?
Fica tranquilo! Hoje, a ideia é falar um pouco mais sobre os conceitos básicos de Cloud computing e as 7 razões para implementá-la na sua empresa.

Seria Cloud computing uma realidade na automação industrial?

Uma coisa posso afirmar. Não temos como voltar atrás! A digitalização está acontecendo em todas as áreas e isso vai chegar nos seus dispositivos de campo. Sim, até mesmo a instrumentação 4-20 mA/HART será afetada.

O ponto mais interessante e que talvez ainda seja uma dúvida para você, é que a implementação de uma solução IIoT (Industrial Internet of Things) é simples. Além disso, você não precisa fazer alterações significativas na sua instrumentação ou automação. Certeza que agora você vai querer testar isso.

Você não sabe como implantar na sua aplicação? Bom, comece lendo outros artigos sobre internet das coisas industrial e comunicação digital aqui no site .
Existem diversas opções no mercado para atualizar o seu processo, criando uma integração bem tranquila em plataformas IIoT e usando cloud computing.

Bom, vamos começar pra valer?

O que é Cloud computing?

Existem diversas definições na Internet de computação na nuvem. Todas elas se resumem à mesma coisa. Com base no que eu li e estudei, segue uma definição bem simples e clara para você:

“O cloud computing se define como o acesso de recursos computacionais dedicados a computação e análise de dados. Os usuários têm um serviço on-demand. Isso quer dizer que eles não têm gerenciamento direto da nuvem em si, mas sim dos seus serviços”.

Uma solução de nuvem oferece mais do que apenas armazenamento de dados – podendo atuar como uma aplicação. Essa aplicação atua sob o conceito “Everything as a Service” ou usando os modelos de serviço definidos pelo NIST:

  • SaaS (Software as a Service),
  • IaaS (Infrastructure as a Service),
  • PaaS (Platform as a Service).

Para fazer uma conexão segura, toda aplicação de campo utiliza de uma só via com a nuvem. Um dispositivo conhecido como Edge Device.

Como funciona um Edge Device?

Sério, um edge device (Dispositivo de borda) tem um princípio de funcionamento muito simples.

Ele conecta duas redes diferentes e traduz um protocolo em outro. Além disso, ele cria uma conexão segura com a nuvem. Segurança Cibernética é um tópico importante em relação aos edge devices e o cloud computing.

Um edge device é configurado através de acesso local e também tem uma porta para conectá-lo à Internet e à nuvem. Falando sobre a sua configuração. No geral, nós podemos dizer que é um dispositivo de borda que funciona com plug-and-play.
Sua configuração é simples e você não vai gastar muito tempo fazendo isso.

Segurança digital em uma aplicação cloud computing

Sempre que falam de nuvem, todas às vezes eu  imagino uma enorme nuvem pairando sobre a planta, coletando todos os dados.
De qualquer forma, quando falamos de cloud computing, eu tenho certeza de que surgem diversas perguntas sobre segurança na sua cabeça, certo? De boa! É super importante cuidar dos nossos dados e privacidade.
Pensando nisso, A solução na nuvem IIoT deve garantir que suas informações estejam seguras. Caso contrário, caia fora.

Existem normas e padrões internacionais importantes para serem seguidos como, por exemplo, o ISO 27001 (Gestão da Segurança da Informação), o ISO 20000 (Sistema de Gestão de Serviços), o ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), entre outros.

Antes de escolher o serviço na nuvem para sua instrumentação, sempre veja as questões de cybersecurity do seu fornecedor.
Você não quer nada vazando pela internet, certo?

7 vantagens da utilização do Cloud computing

Show! Agora nós estamos familiarizados com o cloud computing e aprendemos o quão segura e flexível é a sua implementação. Então, deixa eu te dar 7 vantagens para colocar em prática uma solução de serviços baseada em cloud computing na automação

Cloud computing pode economizar custos

De forma geral, novas soluções sempre levantam dúvidas nos usuários. Uma das mais comuns está ligada ao custo inicial de implementação. Normalmente, uma solução tradicional no mundo da automação será um investimento de alto custo e leva vários anos para obter um retorno sobre o investimento (ROI).

Quando se trata de cloud computing, o investimento é muito inferior ao de uma solução tradicional. Para começar, você pode testar e ver todos os benefícios que soluções IIoT na nuvem podem trazer à sua planta, pois diversos fabricantes oferecem acesso limitado sem custos adicionais.

Além disso, a única conexão que você precisa entre seus ativos e a nuvem é um edge device.
Como já foi dito, ele faz a conexão dos seus dispositivos de campo com a nuvem. Por exemplo, utilizando PROFIBUS ou via WirelessHART, proporcionando uma conexão direta, segura e unidirecional entre o campo e a nuvem.

Solução na nuvem pode aumentar a colaboração da equipe

Todas as informações sobre sua instrumentação estão na nuvem e toda a sua equipe pode acessá-las, trabalhando em conjunto em uma plataforma colaborativa. As soluções tradicionais são – em sua maioria – autônomas (stand alone). Sendo responsáveis por não criar um ambiente transparente para a sua equipe.

Em contraste, o cloud computing cria transparência para todos na empresa e/ou equipe.

Uma solução integrada com uma plataforma colaborativa e uma UX (User Interface) pode economizar tempo e criar um ambiente mais criativo. A sua equipe pode ver as mesmas informações e colaborar para resolver problemas e melhorar os aplicativos.
Da hora né?

Solução IIoT na nuvem permite acesso de qualquer lugar

Tudo está na nuvem. Não importa onde você esteja e independente do tipo de dispositivo que esteja usando, por exemplo, um laptop, smartphone, tablet (ou qualquer outro). Tudo estará ao seu alcance em um simples clique. 

Você tem acesso seguro ao serviço na nuvem. Pode ver todas as informações ou receber todas as notificações onde quer que você esteja em sua fábrica ou fora dela.

Isto gera muito mais vantagens. A capacidade de reagir a uma situação específica mais rapidamente do que se utilizasse um sistema tradicional, impacta diretamente na melhoria dos números da sua empresa.

Serviço de cloud computing facilitam na gestão de documentação técnica

A documentação dos instrumentos pode ser um problema para equipe técnica. Tenho certeza que você já passou por situações em que um documento está com a versão errada ou não conseguir encontrar o arquivo certo online.

Sim, alguns sites da área de instrumentação ainda são terríveis de navegar e achar o que precisa.

Serviços de gestão da documentação técnica que utilizam o cloud computing, suportam todos os documentos em um só lugar. A sua equipa pode compartilhar e criar documentos, o que facilita o acesso e poupa tempo.
Por exemplo, um relatório de calibração. Ele pode gerado, armazenado e acessado na nuvem por toda a equipe técnica. Além disso, todo acesso é possível por diversos dispositivos, como computador, celular e etc.

Segurança de alto nível em cloud computing

Já falamos sobre segurança e como a nuvem IIoT deve seguir a legislação e as normas para fornecer segurança de alto nível para a informação. Além disso, todas as mensagens trocadas entre edge devices e nuvem são criptografadas.

Cloud computing oferece atualizações automáticas de software

Quando você tem uma solução IIoT baseada na nuvem, o provedor de serviços cuida de todas as atualizações, incluindo segurança e atualizações regulares. Sua equipe não precisa se preocupar com atualizações, backup da base de dados ou qualquer outro problema relacionado a software.

Tudo é automático. Você não precisa fazer nada.

Esta situação é totalmente diferente das que encontramos nas soluções de software padrão. Durante muito tempo, eu fiz suporte técnico para gerenciamento de ativos, no qual eu precisei salvar a base de dados usando uma conexão remota e depois executar as atualizações.
Entretanto, como você pode imaginar, eu tive muitos problemas e o processo não foi muito tranquilo. Agora com IIoT e Cloud computing, você evita a dor de cabeça durante atualizações.

Você tem acesso a mais informação da sua planta com cloud computing

A computação em nuvem fornece acesso a informações críticas dos seus medidores de campo. Por esse motivo, a sua equipe técnica pode tomar medidas utilizando essas informações.

O conhecimento da sua planta e a transparência criada por meio de serviços de internet das coisas industriais baseadas na nuvem, tornarão a sua equipe capaz de evitar a inatividade, o que economizará muito tempo e dinheiro.

Isso tudo é sensacional, na moral.

Conclusão

Cloud computing é um tópico muito relevante hoje em dia. Todas as soluções têm a tendência de migrar para nuvem, o que facilitará muito a sua aquisição e utilização.
Existe a possibilidade de testar de graça alguns serviços na nuvem da área de automação. Mas, como nenhuma empresa está pagando, fica para próxima as indicações 🙂

Creative Commons License

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
1 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

1 Comentários

  1. NILTON
    março 21, 2020 em 2:56 pm

    Sensacional!

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*