Gerenciamento de ativos IIoT na prática!

gerenciamento-de-ativos

Fala Pessoal!

Quanto tempo, hein? O site continua ativo, mas estou pensando em novas formas de trazer conteúdo para cá. Por conta disso, eu estive ausente por algum tempo.

Fiquem ligados! Enquanto procuro uma nova alternativa para retomar as publicações com mais frequência, eu permaneço produzindo novas histórias em quadrinho.

Lembrando que este trabalho é independente e se mantém devido a minha paixão pelo assunto.

Gerenciamento de ativos na sua planta?

Com certeza, este tópico é mais velho do que você que está lendo este artigo. De fato, existem diversas soluções no mercado que fornecem o acesso às informações no campo.

Aí você me pergunta: todas funcionam da mesma forma, independentemente do fabricante? Bom, mais ou menos. No geral, conseguimos ter acesso às informações essenciais de diagnósticos baseadas na NAMUR NE 107.

Porém, os diagnósticos específicos – em sua grande maioria – são barrados pelos fabricantes para serem acessados através de qualquer tipo de software.

Sim, algumas válvulas só dão acesso a diagnósticos avançados como, por exemplo, a assinatura da válvula. Se você utilizar os softwares do fabricante A e outros medidores de vazão, eles só te entregarão diagnósticos avançados utilizando softwares do fabricante B.

No final do dia, você precisará ter vários softwares de diversos fabricantes na sua planta. Isso complica demais uma realidade de ter gerenciamento de ativos concentrado, que não importará o fabricante que estiver no campo.

Gerenciamento de ativos com solução IIoT.

O que muda quando você tem uma solução na nuvem para coleta dos dados da saúde dos seus instrumentos? Primeiramente, a experiência do usuário utilizando uma ferramenta em ambiente Web é muito mais agradável e simples.

Além disso, a coleta dos dados do campo seguem a NOA (NAMUR Open Architecture). Isto quer dizer que a informação é derivada para nuvem, antes de ir para controlador, dando acesso único e apenas à leitura dos dados sem interferir no controle e sem dar possibilidade de escrita direto nos instrumentos.

No final do dia, com toda facilidade gerada, ainda mantém um antigo problema: os diagnósticos avançados de determinados instrumentos ainda vão pedir ferramentas dedicadas.

Por que isso acontece?  Simples: porque os fabricantes querem que você compre as ferramentas desenvolvidas para isso, sendo que esses dados poderiam ser fornecidos abertamente.

Como podemos mudar essa realidade?

Você como usuário deve colocar pressão nos fabricantes para que eles deixem essas informações abertas, de modo que seja possível escolher quais são as melhores ferramentas disponíveis no mercado para serem utilizadas.

Não acredite que utilizar OPC UA vai mudar essa realidade, porque dentro do protocolo é possível bloquear acesso às informações específicas. A única forma disso mudar são os usuários exigirem uma solução universal.

Até lá, padronizar sua instrumentação com fornecedores preferidos ao invés de comprar quem vende mais barato, ajuda para gestão mais eficientes dos ativos.

Depois entra a questão de re-educação para entender e priorizar os diagnósticos, mas isso é papo para outra postagem. Bom, eu defendo a implementação de gestão de ativos com IIoT, mas é preciso ser transparente, pois nem tudo são flores. 

Fiquem bem e com saúde.

Abraços

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
3 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

3 Comentários

  1. Nilton
    março 7, 2021 em 9:25 pm

    Volta sim, e vê se não demora!

  2. Pedro Henrique Fonseca Siqueira
    setembro 3, 2021 em 3:06 pm

    Acabei de chegar não só no ramo da automação mas tb no site e só digo uma coisa: esse site vale “mais que barras de ouro”. Bão demais!

  3. Dayane
    março 30, 2023 em 9:31 pm

    Fabrício, eu estou encantada com o site e sua forma descontraída de abordar o conhecimento sobre instrumentação/automação.
    Estava aqui buscando ilustrações para tornar o treinamento da equipe mais lúdico e objetivo e encontrei a automacaoecartoons.com vou recomendar muito seu site. Parabéns!

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*