Monitoramento de energia e o CLP!

monitoramento-de-energia-e-clp

Monitoramento de energia e o CLP

Um dos assuntos em alta em todos segmentos da indústria é o monitoramento de energia. A ideia é monitorar o consumo do que é denominado como W.A.G.E.S (Salários – em inglês), essa sigla quer dizer:

  • W = Water (Água)
  • A = Air (Ar)
  • G=Gas (Gás)
  • E= Electricity (Eletricidade)
  • S=Steam (Vapor)



Para fazer o monitoramento do que é produzido em relação ao que é consumido pelas áreas, é necessário fazer a instalação de diversos instrumentos para uma medição contínua das variáveis de processo como pressão, temperatura, vazão, etc.

Ah, fiz outro quadrinho falando sobre o monitoramento de vazão usando tecnologia wireless. Essa pode ser uma boa solução para monitoramento de energia, acessa aqui.

Esses sistemas rodam em sua maioria fora do sistema de controle, no entanto, você tem exceções à regra. No meu ponto de vista, é melhor manter esse sistema separado do controle, mas nem todos fabricantes pensam da mesma forma.

Hoje como IIoT é assunto da vez “modinha”, esse tópico foi incluído como uma solução IIoT por alguns fabricantes, onde você tem Apps (Softwares) com dashboards para fácil interpretação dos dados.

O cartoon tem nosso amigo estagiário achando uma forma fácil de reduzir o consumo de energia na planta. Basicamente, ele acho interessante desligar o CLP , parando toda a produção.

Realmente você não vai gastar energia assim, quer dizer, só mental e física pra resolver o problema causado.

Essa solução é só uma brincadeira, pois um sistema de monitoramento de energia só traz benefícios para quem implementa de forma adequada.

Você tem algum sistema de monitoramento de energia na sua planta? Ou já desligou sem querer o CLP? Deixe seu comentário.

Monitoramento de energia e o CLP
Quando você muda configuração e esquece de fazer backup antes.

Veja Livros e itens de automação na Amazon Brasil:

Mande sua história via redes sociais! As melhores serão transformadas em cartoon e publicadas aqui no Blog – citando seu nome, claro!  Que tal fazer parte do Automação & Cartoons? ? 

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
0 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*