Os tipos de manutenção industrial

tipos-manutencao-industrial

Manutenção industrial

Oi pessoal, tudo certo? A ideia hoje é mostrar que a manutenção na área industrial vai muito além de só consertar o que está danificado.

É importante compreender a base estrutural dessa área e a importância de cada etapa da manutenção, entendendo a importância desse processo na indústria.

Resumindo, se que ter uma noção aprofundada sobre a manutenção dentro de uma fábrica? Leia este artigo até o final, ok? 😉

Tópicos abordados

Tipos de manutenção industrial

A manutenção industrial é dividida em diversos tipos. No entanto, os três tipos mais usados e conhecidos são: as manutenções corretivas, preventivas e preditivas.

Vamos entrar no detalhe de cada uma delas separadamente nos tópicos logo a baixo, mas antes disso, quero que você entenda a importância da classificação de todo equipamento industrial em relação a sua criticidade. Quando falamos de criticidade, estamos falando do quão relevante aquele equipamento é para a produção.

Classificação de criticidade dos equipamentos industriais.

Equipamento com criticidade A:

São equipamento e peças críticas para o processo. São de extrema importância para o funcionamento das linhas e qualidade de produção.

Geralmente, quando apresentado um problema nesses equipamentos, a linha para de produzir (e linha parada significa prejuízo – produto não fabricado que leva a produto não vendido, ou seja, um efeito dominó! Não é mesmo?).

Outro ponto, é que esses equipamentos podem afetar a qualidade do produto, gerando a perda da produção – mais prejuízo.

Equipamentos com criticidade B:

São equipamentos que podem causar algum tipo de problema na produção, porém a criticidade do problema não é alta.

Um exemplo disso é o problema em uma rotuladora.  Quando um problema ocorre, você pode tirar o rótulo errado e colocar o certo sem ter problema no produto final, mas o por que de sua criticidade?

A falha desses equipamentos produzem uma atividade muito indesejada nas indústrias (até mesmo nas nossas vidas), que gera o temido retrabalho.

Todos nós sabemos o quão ruim, desgastante e às vezes prejudicial é ter de refazer alguma atividade ou serviço (isso vale pra vida pessoal e profissional, não é mesmo?)

Equipamento com criticidade C:

Quando um equipamento é rotulado na classificação de criticidade C, significa que caso ocorra algum problema, a produção não será afetada a curto prazo. Isso quer dizer que a linha de produção continuará rodando e o produto será produzido nos requisitos adequados.

Quero ressaltar que você não terá problema a CURTO prazo. Isso significa que se o equipamento permanecer danificado ou desajustado, ele causará grande prejuízo ao longo do tempo, já que  os equipamentos ou atividades com diferentes criticidades podem ser afetados.

O que é a manutenção corretiva?

Manutenção corretiva ainda é a mais comum, infelizmente. Ela se baseia no conserto do equipamento quando ele apresenta uma falha.

Esse tipo de manutenção é inevitável na indústria, mas pode ser reduzida. Porém, por mais que façamos todo o planejamento e monitoramento, não estamos livres de possíveis imprevistos.

Por isso, a manutenção corretiva sempre estará presente nas indústrias, mas com o advento da tecnologia, podemos reduzir esses imprevistos.

A manutenção corretiva trabalha com duas vertentes:

A manutenção corretiva não planejada (que deve ser evitada ao máximo, pois traz transtornos para a produção). Quando um equipamento falha ou para de funcionar, temos um prejuízo a produção.

Para retomar a produção, é necessário realizar a manutenção de forma rápida, reduzindo o prejuízo com a planta parada. Diversas vezes, quando isso ocorre, a manutenção é feita apenas para que a máquina volte a funcionar.

A manutenção efetiva é agendada assim que tiver uma parada na linha de produção.

Manutenção corretiva planejada (normalmente para equipamentos de criticidade C).

Quando um equipamento falha ou quebra, uma manutenção corretiva temporária é realizada para continuar a produção. Bom, a linha de produção continuará funcionando até a próxima parada.

Quando isso ocorre, o departamento de manutenção será responsável em fazer o reparo ou o conserto definitivo deste equipamento.

Isto é aceitável pois estamos tratando de equipamentos de criticidade C. No entanto, uma análise de custo x benefício deve ser realizada, verificando a viabilidade da implementação de outros tipos de manutenção industrial.

Esse tipo de manutenção é inevitável, mas quando ela se torna corriqueira, é preciso rever o planejamento de manutenção e os equipamentos em questão.

O que é a manutenção preventiva?

Acredito que não será preciso analisar o termo preventivo (já que se trata de uma palavra bastante usada pela sociedade). Na indústria, este tipo de manutenção vai prevenir que os equipamentos sejam danificados e ocorra a parada de produção não planejada.

Quando esse tipo de manutenção é realizada de forma adequada, a quantidade de manutençōes corretivas diminuem drasticamente.

A frequência para a realização da manutenção preventiva pode ser diferenciada por:

  • Tempo: Quando se determina uma quantidade de tempo para que seja feito a manutenção, como por ex. as limpezas a cada 2 meses.
  • Utilização: Nesse, não trabalhamos com tempo. Um exemplo seria a troca de óleo do carro baseado na quilômetragem do carro.
  • Produtividade: Também não será afetada pelo tempo, sendo muito utilizada em limpeza. Por exemplo: A cada 3000 produtos produzidos, é necessário realizar e limpar a peça.

Os tipos de frequência, a limpeza de equipamentos ou até os apertos nos parafusos podem contar como uma manutenção preventiva. A vantagem dessa manutenção está alinhada com uma maior vida útil do equipamento.

A manutenção preventidade tem como foco evitar e diminuir as manutenções corretivas, além de reduzir os riscos de acidentes e a degradação do equipamento.

Este tipo de manutenção é recomendada para equipamentos com criticidade B.

O que é a manutenção preditiva?

Vamos utilizar aqui um exemplo prático pra abordar o assunto.

Quando você vai ao médico fazer um check up, o objetivo é fazer exames para checar como anda a sua saúde, saber como está o seu organismo e se  tudo está  “funcionando” da forma esperada, não é mesmo? Este é um tipo de manutenção preditiva na máquina mais importante que existe, nosso corpo.

tipos de manutenção

A manutenção preditiva trabalha com a análise e monitoramento para detectar se a máquina apresenta algum desgaste ou sintomas de uma provável falha. Quando utilizada de forma adequada, a manutenção preditiva pode detectar o problema logo no início, facilitando sua tratativa.

Um ponto importante: o custo da manutenção preditiva é mais elevado, devido ao fato dela precisar de equipamentos para análises e profissionais qualificados.

Como a manutenção preditiva é feita?

Usualmente, as indústrias contratam de tempos em tempos empresas terceirizadas para fazer as análises em alguns equipamentos. Essas empresas verificam a vibração, a dissipação de calor, ruídos, textura do óleo liberado, entre outros pontos da máquina.

Além disso, este tipo de manutenção é usualmente realizada em equipamentos de criticidade A. A razão do investimento nestes equipamentos está ligada a sua criticidade no processo.

Lembrando, esse tipo de manutenção não é feita quando o equipamento está danificado, e sim quando ele aparentemente está em normal funcionamento.

A frequência para esse tipo de manutenção normalmente é feita no critério tempo, o prazo vai depender da importância do equipamento e o orçamento da fábrica.

O que é manutenção preditiva na automação de processos?

É quando falamos sobre os instrumentos e sensores na planta. Hoje em dia, é possível coletar diversos dados para fazer um diagnóstico de como os instrumentos estão se comportando.

Para isso, é necessário investimento em sistemas de monitoramento online, utilizando comunicação digital. Como bem sabemos, o 4-20mA ainda é majoritario na indústria. Como fazer este tipo de manutenção então?

Bom, falamos um pouco sobre estás alternativas, neste artigo aqui sobre wirelessHART.

Planejamento da manutenção industrial

Nas áreas de manutenção de grandes e médias indústrias existe um seguimento específico para o planejamento da manutenção das linhas de produção. Normalmente, isto é conhecido como PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) – é a galera que que coloca ordem na casa \o/.

Eles são responsáveis por classificar as criticidades de todos os equipamentos. Isso ocorre justamente com o PCP (Planejamento e Controle de Produção), responsável por verificar uma data chave para a manutenção. Isto é conhecido como parada de linha.

A parada de linha ocorre em indústrias em que as produções são contínuas. É nesta parada que é feito um “multirão” entre técnicos juntamente com os auxiliares de produção.

Eles são responsáveis por realizar as manutenções já planejadas pelo PCM e a limpeza da linha.

Qual o papel do PCM?

O PCM é responsável por analisar as linhas que estarão em manutenção, como também verificar todos os reparos que precisão ser realizados. Em alguns casos, é necessário listar o que vai ficar para próxima parada, por falta de orçamento ou tempo.

Além disso, ele providência as peças para serem trocadas e quais equipamentos serão reparados no local ou fora da fábrica.

Lembra das manutenções corretivas planejadas? Então, será no momento da parada de manutenção que elas serão realizadas.

Por último, o PCM também administra os recursos técnicos, de forma que tenha técnicos o suficiente para fazer todos os reparos possíveis e necessários na linha em manutenção.

Conseguiu perceber a importância desse segmento?

Podemos dizer que a equipe de PCM é o cérebro da manutenção. O PCM normalmente emite a ordem de serviço para os técnicos, além dos procedimentos e gestão das peças necessárias.

Gestão da manutenção industrial

As indústrias de médio e grande porte tem um gestor ou gerente (isso pode variar). Os gestores tem o foco de criar uma harmonia e sincronismos entre as subáreas da manutenção.

Essas subáreas podem ser administradas e supervisionadas pelos supervisores. A quantidade de supervisores irá depender da quantidade de técnicos ou engenheiros necessários para a atuação naquela subárea.

A divisões são usualmente existentes entre mecânicas, elétricas, automação, utilidades (em alguns casos) e PCM’s que possuem técnicos especialistas de todas essas áreas.

Dentro de cada uma dessas modalidades é feito uma divisão, nem sempre muito nítida, entre quem vai atuar nas paradas programadas e quem será o suporte para eventuais problemas.

O ideal é que a interação do PCM com as outras subáreas seja feita através dos supervisores, para não ter problema com hierarquia. Mas a interação com a logística e PCP deve ser feita através do PCM ou gestor.

Podem existir diferenças dependendo de como as empresas atuam, mas você tem uma ideia de como é feita estruturação na grande maioria das empresas.

O que faz um técnico de manutenção industrial?

O técnico é responsável por colocar a mão na massa. As atividades mais simples como lubrificação da máquina e limpezas simples, são feitas pelos próprios auxiliares de produção.

Agora, vamos falar de cada uma das modalidades.

Manutenção mecânica

Responsável por trabalhar na troca de equipamentos mecânicos e no conserto deles. Além disso, também trabalha na usinagem de algumas peças.

Caso você seja dessa área, vale a pena investir em cursos de usinagem, com fresa e torno (bastante usados), cursos de soldagens e análise de vibração.

Manutenção elétrica

O técnico da área elétrica é responsável em deixar a eletricidade fluir na linha, e também pode ser responsáveis pela manutenção e cuidado da subestação. São responsáveis pelos equipamentos elétricos e painéis elétricos de toda a fábrica.

Dica: É bem comum exigir que esta turma tenha formação/conhecimento em segurança do trabalho, já que se trata de uma modalidade de risco.

Planejamento e controle de manutenção

A descrição das atividades dessa área foi bem especificada no tópico de planejamento. É importante que este profissional tenha um bom conhecimento de sua modalidade, além de ser organizado, metódico e ainda, gostar da fazer planejamento.

Automação e instrumentação

O técnico de automação é responsável pela limpeza das placas de comando, pela instrumentação da fábrica, pelas alterações nas programações de CLP (caso precise), e dos supervisórios.

Apesar de muitas pessoas associarem automação com CLPs e programações, o técnico terá muito mais atividades voltadas para a instrumentação.

Isso ocorre pois os instrumentos de medição estão mais susceptíveis a danos, já que se encontram em contato direto com a produção.

São esses técnicos que farão a calibração dos medidores e sua manutenção. Também tem que cuidar da comunicação (aqui temos muitos artigos que entram na parte de instrumentação).

Quando for preciso acrescentar algum medidor ou atuador no processo, são esses técnicos que estarão a frente dessa atividade.

Vale lembrar que, algumas empresas tem atividades separadas para quem é da automação e para quem atua na instrumentação.

Também há empresas que adotaram o conceito de técnico em manutenção, onde pessoal cuida da elétrica, instrumentação e automação, e outra equipe da parte mecânica.

É isso aí! Um apanhado geral das atividades de cada especialização de técnicos na indústria.

O que faz um supervisor de manutenção industrial?

Essa é fácil, supervisiona (rsrs). Brincadeiras a parte, vamos a algumas atividades de supervisores ou coordenadores de manutenção.

Os técnicos se reportam aos seus supervisores imediatos, ajudando na solução de problemas diários e alocando as atividades diariamente. Além disso,  são um elo importante no time, direcionando e orientando para as atividades.

O supervisor também faz o elo com outros departamentos, repassando informações do superiores, verificando a rotina do departamento, levantando necessidade em relação a equipamentos e treinamentos e ainda,  faz planejamento de médio prazo.

O mais importante é que o supervisor tenha uma habilidade de gestão de pessoas, e conhecimento aprofundando na sua área de atividade, além da disposição de trabalhos mais administrativos.

Salários na área de manutenção industrial

Fiz uma pesquisa de mercado para poder apresentar os valores aqui. Conclui que o ideal não é apresentar a média salarial, já que a variação é muito grande no Brasil. Além disso, não é apenas uma questão de cargo, mas sim de empresas.

As áreas técnicas também possuem essa variação, que vai de empresas entre técnico I (que são os iniciantes) e técnico II – algumas empresas chegam a técnico IV. Usualmente, quando o técnico passa de uma nomenclatura para outra, ele recebe um aumento e maior responsabilidade, o que é comum – certo?

A variação de salário para níveis de técnico fica entre R$1000,00 a R$7000,00 reais. Já os supervisores, podem ganhar de R$2000,00 a  R$10.000,00.

É importante lembrar que a área de atuação também pode influenciar no salário. Dependendo de onde atuar, sua área pode ter acréscimo garantido por lei de insalubridade, por conta a exposição ao risco.

Caso queira pesquisar mais a fundo, existem dois sites (lembra? já falamos sobre isso no artigo sobre o curso de engenharia de controle e automação) que podem lhe dar uma base.

Efeitos da indústria 4.0 na manutenção industrial

Industria 4.0
Industria 4.0

De fato, o conceito da indústria 4.0 e Internet das coisas industrial já é uma realidade. Temos um artigo no site, falando mais em detalhes sobre a indústria 4.0, você pode dar uma lida nele para saber tudo sobre o assunto.

Em um conceito geral, cada vez mais a indústria se torna inteligente e conectada. Isso faz com que exista uma evolução na eficiência da produção, afetando diretamente os conceitos de manutenção.

Com a coleta dos dados das máquinas e sensores inteligentes, será possível obter uma manutenção preditiva mais eficiente. Em cima disso tudo, os dados ajudarão a melhorar a eficiência do processo, mostrando alternativas para criar um processo muito mais eficiente.

Por mais que o discurso esteja presente em todos os lugares, ainda existem poucas aplicações reais desses conceitos que trouxeram muito mais benefícios.

Torço para que a implementação seja mais rápida do que imagino.

Conclusão

O que acharam? Falamos bastante sobre o conceito por trás da manutenção industrial, espero que tenha curtido o artigo. Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário, e não se esqueça: compartilhe o artigo com seus colegas e nos seguia no linkedIn.
Creative Commons License

Clarice Gonçalves Barreto
Últimos posts por Clarice Gonçalves Barreto (exibir todos)
3 Comentários

Clarice Gonçalves Barreto

Engenheira mecatrônica - No atual momento, focada na busca de uma nova oportunidade na área de automação industrial, além de estar sempre atualizada com tudo o que tem acontecido de novo neste seguimento, como tópicos de indústria 4.0, IoT, redes digitais e inteligência artificial.

3 Comentários

  1. Daniel Coelho
    março 16, 2019 em 7:11 pm

    Muito bom Clarice!

  2. Joseilton
    maio 4, 2019 em 11:41 am

    Perfeito quadrinho. Estou em direção ao 3° sem do curso técnico em automação pelo IFBA. Me identifiquei com a Eva, do transmissor de pressão diferencial.

  3. Maico Trancoso
    junho 18, 2019 em 9:44 pm

    Excelente artigo. Parabens aos envolvidos.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*