Transmissor de pressão diferencial para medição de nível

transmissor-de-pressao-diferencial-para-medicao-de-nivel

Transmissor de pressão diferencial para medição de nível

Fala pessoal, como estão as coisas por aí? Hoje, a ideia é falar sobre um dos equipamentos mais flexíveis na instrumentação industrial e que ainda domina diversas empresas.

Estou falando do nosso grande amigo, o transmissor de pressão diferencial.

Falaremos sobre a aplicação do transmissor de pressão diferencial na medição de nível em tanques abertos e em tanques fechados.

Não tem como fugir de fazer algumas contas, ok? Mas não fique assustado, não é nada de outro mundo! Vamos lá.

Tópicos desse artigo:

Como funciona um transmissor de pressão?

Transmissores de pressão são dispositivos simples criados para realizar a medição de pressão em diferentes cenários. Você pode usar isto para fazer medição de pressão, nível ou vazão. Mas como eles funcionam?

Ele é composto por uma eletrônica conectada a um sensor. Você pode encontrar muitos tipos de sensores no mercado, como capacitivos, piezoelétricos, silício ressonante e muito mais.

Vou usar como exemplo o funcionamento do sensor capacitivo. Este sensor ainda é o mais comum, embora não seja o melhor deles.

A pressão aplicada às células capacitivas produz uma mudança na capacitância do sensor. Essa alteração afetará a freqüência do oscilador e o transmissor detectará essa alteração. Em seguida, o transmissor converte esses dados em um sinal de saída padrão, como 4-20mA.

Usando o display para configuração local ou um configurador de mão, você pode ajustar o transmissor, alterando informações como a unidade de medida, a faixa de medição e o tipo de saída.

Mais do que apenas um transmissor de pressão

Os transmissores de pressão podem medir mais que a pressão. Usando diferentes elementos primários, você pode medir a vazão através do diferencial de pressão gerado.

Você também pode medir o nível de tanques fechados e abertos. Para isso, você pode usar um transmissor com pressão diferencial ou manométrica.

Hoje em dia, temos outros princípios que funcionam tão bem ou melhor para medir a vazão ou o nível. No entanto, você ainda encontrará transmissores de pressão em várias indústrias, processos e medições.

O que é uma pressão diferencial?

Basicamente, a pressão diferencial é quando você faz a medição de pressão entre dois pontos distintos.

Os transmissores de pressão diferencial medem a diferença de pressão entre dois pontos no processo. Suponha que você tenha uma pressão na câmara de alta pressão de 50 bars e no lado da pressão de baixa 10 bars.

O transmissor de pressão diferencial irá indicar uma pressão de 40 bars, que nada mais é que a diferença entre as duas pressões.

Quando falamos em medição de vazão com transmissor de pressão diferencial, você irá precisar de um elemento primário para gerar essa diferença de pressão na montante e jusante.

Normalmente, o elemento primário cria uma restrição na passagem do fluxo, forçando uma queda de pressão e aumentando a velocidade, a medida que o fluxo para pelo elemento primário. Usando essa pressão diferencial e o fator K associado ao elemento primário, você pode determinar o fluxo.

Na aplicação de nível, o funcionamento é praticamente o mesmo. Você precisa instalar a câmara de alta pressão na parte inferior do tanque, e a câmara de baixa pressão na parte superior ou aberta para atmosfera.

O transmissor de pressão fará a medição de nível baseado na pressão diferencial e a relação com altura da coluna líquida e densidade relativa do produto. Essa é a explicação simplificada, mas de qualquer maneira entraremos em mais detalhes no decorrer do artigo.

O que é um transmissor de pressão diferencial?

Devido a sua flexibilidade, os transmissores de pressão diferencial ou como também são conhecidos, transmissores DP, ainda são muito aplicados. Mesmo que existam melhores opções no mercado, muitos técnicos e engenheiros de automação ainda preferem utilizar o bom e velho transmissor de pressão diferencial.

Falando sobre sua composição, um transmissor de pressão diferencial é composto por uma célula de pressão e uma eletrônica.

A célula de pressão tem duas câmaras de pressão separadas por um diafragma. Chamamos uma câmara de alta pressão e a outra de baixa pressão. Essa indicação serve para informar a direção do impacto que a pressão terá sobre o sinal de saída.

Exemplo: Caso tenha um processo com range de -20 bar a 20 bar e sem nenhuma pressão em ambas as câmaras de pressão, o sinal de saída em mA será de 12 miliampéres (mA), representando 0 bar ou 50% do range de medição.

Agora, se você aplicar uma pressão na câmara de alta pressão do transmissor de pressão diferencial, o valor aumentará para 20 mA, proporcionando uma leitura positiva.

Por outro lado, se você aplicar essa pressão na câmara de baixa pressão, isso levará o sinal para 4 mA com uma leitura de pressão negativa.

Transmissor de pressão diferencial para medição de nível

Assim como a medição de vazão usa a equação de Bernoulli, a medição de nível tem sua base na equação de Pascal.

De acordo com esta equação, a pressão (P) é igual à densidade do líquido (ρ) vezes a aceleração devido à gravidade (g) vezes a altura da coluna líquida (h), ou P = ρ * g * h.

Conhecendo a densidade relativa do seu produto e a pressão sobre ele, você pode calcular a altura da coluna de líquido e, portanto, o nível de um tanque.

Aplicações mais complexas exigem um pouco mais de cálculo, mas todas partem do mesmo princípio. Agora que conhecemos o conceito básico, podemos passar para os exemplos práticos.

Transmissor de pressão diferencial para medição de nível em tanque aberto

A medição de nível em um tanque aberto usando transmissor de pressão diferencial é simples, pois a pressão no topo do tanque será a pressão atmosférica.

Neste caso, só precisa conectar a câmara de alta pressão ao fundo do tanque e deixar a célula de baixa pressão aberta para a atmosfera.

Para esta aplicação específica, você poderia utilizar um transmissor de manômetro em vez de um transmissor de pressão diferencial. A razão é que a pressão de referência é atmosférica. Bem simples, certo?

Configuração padrão para medição de nível

Aqui você tem o transmissor instalado no nível zero do tanque e a tomada ligada ao transmissor está preenchida com o mesmo fluido do tanque.

transmissor de pressão diferencial para medição de nível

Com o transmissor no nível zero do tanque, precisamos calcular o nível mínimo e máximo. Quando transmissor estiver instalado, abra ambas as câmaras de pressão para atmosfera e faça o zero para depois seguir com cálculo.

Veja a seguir o cálculo para essa aplicação:

Mínimo = nível a 0% = HP (dp * H0)

Máximo = nível a 100% = HP (dp * H)

  • HP = Alta pressão
  • LP = Baixa pressão
  • dp = Densidade do produto
  • H = Altura
  • H0 = Altura em nível mínimo

Aqui, o nível mínimo será sempre igual a zero. A razão é que você terá zero em ambos as câmaras de pressão. Já em 100%, você multiplica a altura do líquido no tanque cheio com a gravidade específica do processo na câmara de alta pressão. Para a pressão na câmara de baixa, você ainda terá zero, mesmo em 100%.

No entanto, você pode considerar a pressão atmosférica e acrescentar no cálculo do lado de baixa do transmissor.

Tanque aberto com supresão de zero

Chamamos está instalação de supresão de zero porque você instala o transmissor abaixo do nível zero do tanque, gerando valores mais altos do que o valor real.

Primeiro, vamos calcular o mínimo e o máximo para uma instalação sem a necessidade do pote de selagem. Neste caso, a tomada de pressão é preenchida com o produto no tanque.

transmissor de pressão diferencial para medição de nívelUsamos a mesma equação, precisamos prestar atenção à nova altura com o transmissor abaixo do fundo do tanque.

Mínimo = nível a 0% = HP (dp * h1)

Máximo = nível a 100% = HP (dp * h1 + H)

  • HP = alta pressão
  • LP = baixa pressão
  • dp = densidade do processo
  • H =altura do tanque cheio
  • h1 = altura do zero suprimido

Faz sentido, certo? Agora precisamos de um pote de selagem na instalação de supresão de zero. Isso significada que você tem outro fluído conectado à célula de alta pressão do transmissor.

Como a densidade do pote de selagem difere do produto do processo, essa diferença aumentará sua matemática.

Transmissor de pressão diferencial para medição de nívelEntão nós temos as seguintes equações para calcular o nível máximo e mínimo do tanque:

Mínimo = nível a 0% = HP (ds * h1)

Máximo = nível a 100% = HP [(ds * h1) + (dp * H2)]

  • HP = alta pressão
  • LP = baixa pressão
  • dp = densidade do processo
  • ds = densidade do selo
  • h1 = altura do zero suprimido
  • H2 = altura do tanque cheio

Linhas de impulso na medição de nível

Quando temos tanques fechados, o produto interno pode gerar gás e vapor como parte do processo ou ser um tanque pressurizado. Nesta aplicação, você precisa ter o lado de baixa pressão do transmissor diferencial de pressão conectado à parte superior do tanque –  Essas são as linhas de impulso.

Existem dois tipos diferentes de linha de impulso, com nome curioso em português, feita da tradução direta do inglês – perna molhada e perna seca.

Como saber qual utilizar? Se o produto tende a criar condensado, você precisará usar uma solução de perna molhada. Caso contrário, você pode ir para a perna seca.

Mas o que exatamente significa perna seca e molhada? A perna seca e molhada são basicamente a estrutura mecânica que conecta os lados de um transmissor DP ao tanque.

Uma perna molhada tem suas linhas de impulso cheias com líquido, embora não necessariamente o mesmo líquido em ambas as pernas. Pernas secas têm colunas cheias de vapor, gás ou o que quer coisa que venha do processo sem condensado.

Você pode acabar tendo problemas com ambas as instalações. As pernas secas, por exemplo, podem desenvolver condensado e as pernas molhadas podem entupir ou ter um vazamento.

Transmissor de pressão com capilar

Na tentativa de resolver problemas de pernas molhadas e pernas secas, alguém resolveu criar o sistema capilar. Os capilares resolvem problemas de linha de impulso, como evaporação, condensação, vazamentos e obstruções.

A configuração capilar consiste em um sistema de vedação remota e um sensor diafragma com capilares cheios de óleo. Uma força de deflexão no diafragma do selo remoto transmite a pressão através do óleo, então o transmissor mede essa pressão para fazer a medição do processo

Ter um sistema capilar geralmente significa ter um sistema balanceado. Isso significa que você tem o mesmo comprimento de capilar em cada lado do transmissor e também o mesmo selo remoto.

Teoricamente, isso ajuda a evitar problemas com mudanças de temperatura, entre outras coisas.

Transmissor de pressão diferencial para medição de nível em tanque fechado

Neste primeiro exemplo, temos uma linha de impulso com uma perna seca. Com isso, existe apenas a gravidade padrão do líquido do processo, com o transmissor de pressão instalado no mesmo nível da medição em zero.

Vamos dar uma olhada em como calcular o nível neste cenário.

medição de nível com pressão diferencial

Mínimo = nível a 0% = HP (dp * h0) – LP (ds * H1)

Máximo = nível a 100% = HP (dp * H) – LP (ds* H1)

  • HP = alta pressão
  • LP = baixa pressão
  • dp = densidade do produto
  • ds = densidade do selo
  • h0 = altura em zero %
  • H = altura
  • H1= Altura do lado de pressão de baixa

Tanque fechado com supresão de zero

Em seguida, temos uma configuração de perna molhada e o transmissor instalado abaixo do nível zero, ou como também é conhecido, supresão de zero.

transmissor de pressão diferencial para medição de nívelMínimo = nível a 0% = HP (ds * h1) – LP ( ds * H)

Máximo = nível a 100% = HP [(ds* h1)+(dp*h2)] – (ds* H)

  • HP = alta pressão
  • LP = baixa pressão
  • ds = densidade do selo
  • dp = densidade do produto
  • H = altura
  • h1 = altura do zero suprimido
  • h2 = altura do tanque cheio

Tanque fechado com elevação de zero

No terceiro exemplo, o transmissor é instalado a cima do nível mínimo.

Medição de nível por pressão diferencial

Mínimo = nível a 0% = HP (dp * h1) – LP (ds * H)

Máximo = nível a 100% = HP (dp * h2) -LP (ds * H)

  • HP = alta pressão
  • LP = baixa pressão
  • ds = densidade do selo
  • dp = densidade do processo
  • H = altura
  • h1 = altura do zero suprimido
  • h0 = altura do nível mínimo
  • h2 = altura do tanque cheio

Utilizando transmissor de pressão com capilar

Utilizando outra possibilidade ao invés das linhas de impulso, vamos ver a matemática por trás do sistema capilar.

medição de nível com transmissor de pressão diferencial

Mínimo = nível a 0% = HP[(dp * h0) + (dc * h1)] – LP (dc * h2)

Máximo = nível a 100% = HP[(dp * H)+ (dc * h1)] – LP (dc * h2)

  • HP = alta pressão
  • LP = baixa pressão
  • dp = densidade do processo
  • dc = densidade do capilar
  • H = altura máxima
  • h0 =altura do nível em 0%
  • h1 = Distância do processo ao lado de alta do transmissor
  • h2 = distância do processo ao lado de baixo do transmissor

Transmissor de pressão diferencial eletrônico

Por último, temos os transmissores de pressão diferencial e eletrônicos. Neste caso, você volta para algo como uma equação de perna seca.

O sensor se conecta diretamente ao tanque, comunicando-se com o transmissor eletronicamente.

transmissor de pressão diferencial para medição de nívelMínimo = nível a 0% = HP (dp * H0)

Máximo = nível a 100% = HP (dp * H)

  • HP = alta pressão
  • LP = baixa pressão
  • dp = densidade do processo
  • H = altura
  • H0 = nível mínimo

Conclusão

Agora você sabe quase tudo sobre transmissores de pressão diferencial em aplicaçōes de nível! Caso ache que devemos abordar outras possibilidades, deixe seu comentário e não deixe de me seguir no linkedIn. Até a próxima 😉

Outros artigos sobre o assunto:

Creative Commons License

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
12 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

12 Comentários

  1. Silva
    fevereiro 6, 2019 em 8:51 am

    Muito bom o artigo, tinha algumas dúvidas em relação a medição de nível com transmissor de pressão diferencial e o artigo ajudou demais. Valeu, continue com ótimo trabalho.

  2. VIVIANE
    fevereiro 6, 2019 em 2:28 pm

    Como funciona para o caso em que há medição de interfaces, por exemplo, água e glp bifásico? E qual a relação da calibração do instrumento com essa interface?

    • Anônimo
      fevereiro 6, 2019 em 9:13 pm

      Olá Viviane, eu respondi por email com imagem para entender o cálculo.
      Segue resposta aqui tbm, mas vai faltar o desenho, vou criar outro post para dar mais detalhes

      Pontos importantes:
      4 ma o tanque está cheio com material mais leve
      20 ma o tanque está cheio com material mais pesado
      Linhas de impulso devem estar sempre cheias e o nível geral deve ser sempre maior ou igual a tomada de baixa pressão (instalada na parte superior)
      Sempre ter uma referência do lado de baixa pressão, pra isso pode utilizar sistema capilar, ou selos mantendo altura e densidade constantes.

      Cenário 01: Tanque cheio com produto mais leve:

      Considerar HT = H2

      HP = L2*d2+Hs*ds
      LP = Hs*ds+Hst*ds

      4 ma = H2*d2-Hst*ds

      Cenário 02: Tanque cheio com produto mais pesado

      Considerar HT = H1

      HP = H1*d1 + Hs*ds
      LP = Hs*ds+ Hst*ds

      20mA = HT*d1 – Hst*ds

      Calculo da interface:

      Interface = Diferencial de pressão – Valor min. Do range de medição
      ——————————————————————————————— x HT
      Span

      Pontos negativos de usar DP para medição de interface:
      Span precisa ser bem grande para realizar uma boa medição, a distância entre as tomadas do transmissor e a densidade devem ser consideráis também
      A tomada superior deve esta sempre coberta
      Spans pequenos vão sofrer erros por conta da mudança de temperatura.

  3. Marcio Macedo
    fevereiro 19, 2019 em 7:20 am

    Excelente artigo Fabrício, parabéns!! Vc poderia enviar para o meu email a ilustração que vc enviou para a Viviane?!! Sempre acompanhando suas postagens!! Continue assim, dividindo conhecimento!! Conheço bem a medição de nível por pressão, porém poderia jurar que medição de fluidos bifásico não funcionaria corretamente!! É por isso que sempre falo com meus amigos, a regra da vida se repete sempre: “Todo dia aprendemos algo novo, é só querer!!!”

  4. Fabiano
    abril 7, 2019 em 2:55 pm

    Boa tarde gostaria de saber como fica a medição de nível por diferencial de pressão com capilar em vaso fechado com pressão negativa (vácuo)
    É possível ter uma medição correta mesmo com alterações no valor de pressão interna (o processo varia de 0,5 0,8kgf/cm2 Pressão Absoluta).

    Atenciosamente: Fabiano Olímpio
    Tec. Eletroeletrônico

  5. Francisco
    agosto 23, 2019 em 7:05 pm

    Boa tarde gostaria de saber como fica a medição de nível por diferencial de pressão com capilar em vaso fechado com pressão negativa (vácuo)
    É possível ter uma medição correta

    • Anônimo
      setembro 5, 2019 em 3:30 pm

      Sim, mas a pergunta é pq não utilizar outro princípio de medição? forte abraço.

  6. Jéssimon Ferreira
    outubro 28, 2019 em 3:49 pm

    Boa tarde,
    O HP (alta pressão) e LP(baixa pressão) são valores que eu calculo ou são os valores que se encontram no corpo do transmissor como valores nominais?

  7. Rjhonn
    abril 13, 2020 em 12:31 am

    Bom dia, procurei por diversas vezes, mas não encontrei a justificativa do calculo de pressão onde P=dxh não levar a gravidade em consideração seguindo o teorema de Stevin, poderia me ajudar quanto a isso?

    • Anônimo
      abril 13, 2020 em 10:18 am

      Olá, é citado no artigo que é levado em conta a densidade relativa, também conhecida como gravidade específica onde temos a relação da densidade de um produto com a densidade da água na mesma temperatura. Vou depois deixar claro no cálculo isso, mas é citado anteriormente que o cálculo é feito pela coluna líquida e a densidade relativa do produto, eu dei um highlight nisso no texto. abraços.

  8. jamis costa
    junho 13, 2020 em 10:37 pm

    Fabrício no terceiro exemplo *Tanque fechado com elevação de zero*, essa aplicação é de fato possível de se fazer devido o instrumento esta acima do zero, falo isso considerando em algum momento o nivel descer muito e drenar o selo da tomada de alta, caso isso aconteça depois nao teremos uma medição confiável devido uma possível entrada de ar no tubo.

  9. Lucas
    julho 3, 2023 em 10:32 am

    Fabricio bom dia, excelente conteúdo sobre medição de nível por pressão, mas gostaria se possível de uma ajuda, estou com projeto para medição de nível de uma caldeira neste caso devemos utilizar qual sistema?, e se vc tem para fornecer esse equipamento ou indicar um. Obrigado.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*