O que eu preciso saber sobre o medidor de vazão eletromagnético?

medidor-de-vazao-eletromagnetico

Medidor de vazão eletromagnético

Este é um dos medidores de vazão mais aplicados em diversos segmentos, certo? A razão é bem simples pra isso acontecer. O custo do medidor de vazão eletromagnético é baixo, comparado a outros princípios de medição.



Além do mais, sua precisão e flexibilidade o torna o preferido em diversas aplicações.

Ah, você pode estar pensando: Ele já usou essa piada no cartoon antes. Sim, é verdade! Mas tomei a liberdade de utilizar novamente aqui de uma forma diferente 🙂

Este medidor de vazão é conhecido tradicionalmente como medidor de vazão eletromagnético, mas carinhosamente chamado de magnético ou medidor magnético.

Neste artigo, vou manter o tradicionalismo e utilizar medidor de vazão eletromagnético, tudo bem?

A ideia hoje é fazer uma abordagem geral sobre o medidor de vazão eletromagnético – desde o princípio de funcionamento, até os diagnósticos mais avançados.

Tópicos do artigo:

Como funciona o medidor de vazão eletromagnético?

Okay, vamos ao que interessa – o funcionamento do medidor eletromagnético. Primeiramente, vamos falar sobre a lei que rege o medidor e depois, como o medidor é composto. Finalizaremos falando sobre como a medição de vazão é realizada.

A lei de Faraday é a base do medidor de vazão eletromagnético. Mas aí, você pensa: “O que é essa lei?” A lei de Faraday é também conhecida como lei do eletromagnetismo.

Faraday descobriu que quando existe um campo magnético, existe uma interação com um circuito elétrico. Isso produzirá força eletromotriz, um fenômeno que é conhecido como indução eletromagnético.

Quando você vê por aí indutores, geradores, solenóides, transformadores, etc – tudo isso utiliza como base o que foi descoberto pelo nosso amigo Faraday.

Outra coisa que também foi descoberta  é que a tensão elétrica gerada é diretamente proporcional a velocidade do movimento e a força do campo magnético.

Medidor de vazão eletromagnético, finalmente!

Agora, temos base para falar do medidor de vazão eletromagnético, certo? O medidor pegou emprestado a lei de Faraday para realizar a medição de vazão volumétrica.

Baseado neste princípio, é importante lembrar que o medidor magnético só funciona em fluídos condutivos. Não tente aplicar este princípio em produtos sem condutividade ou em gases, por favor!

O medidor é composto por duas bobinas que são instaladas na parte superior e inferior do tubo de medição. Além disso, temos dois eletrodos em versōes básicas para fazer a medição da voltagem criada.

O revestimento faz o isolamento das bobinas, onde encontramos diversos materiais como borracha dura, teflon, cerâmica, entre outros.

As bobinas são responsáveis em criar um campo eletromagnético dentro do tubo de medição, ai existem discussões sobre que tipo de tensão é melhor AC ou DC ou até mesmo inverter os polos, enfim tópico avançado.

Quando o fluído passa através deste campo eletromagnético criado,  gera uma tensão que é medida com os eletrodos em ambas as laterais do medidor de vazão eletromagnético. Essa voltagem criada é diretamente proporcional a velocidade da vazão.

Parabéns, você sabe como medidor funciona 🙂

Medição de vazão volumétrica ou de massa?



O medidor magnético faz medição volumétrica – essa é a aplicação mais comum onde encontramos o medidor instalado.

No entanto, existem algumas aplicações de massa onde temos o medidor de vazão eletromagnético instalado e medindo a massa, mas qual o segredo?

Bom, para o medidor fazer o cálculo de massa é necessário uma informação. Quer adivinhar qual seria?  Se você pensou em mudar a unidade de medida, você errou! 🙁

Para medir a massa é necessário informar a densidade do produto. Não são todos os medidores magnéticos que possuem essa capacidade, mas essa limitação é dada apenas pelo modelo que você escolheu.

Os medidores eletrônicos com mais funções oferecem a possibilidade de se inserir o valor de densidade para realizar essa medição. No entanto, tenha cuidado! O valor de densidade não pode alterar para não causar erro na medição.

Caso queira uma medição mais precisa, outra solução é utilizar um densímetro na linha enviando informação para o medidor de vazão eletromagnético calcular a vazão de massa.

Como dimensionar um medidor de vazão eletromagnético?

Você pode dimensionar um medidor novo da sua casa, saiba disso? Vou te dar algumas opções sobre como e onde fazer isso.

O processo de dimensionamento de um novo medidor de vazão não é complicado, a questão está em saber como lidar com o software e também conhecer o modelo que está dimensionando.

Por muito tempo fiz alguns dimensionamentos de medidores de vazão para diferentes tipos de aplicação. Logicamente, a experiência é importante para entender alguns dados que podem afetar na performance, mas no geral é bem tranquilo 😉

Algumas empresas de automação tem os softwares de dimensionamento online, mas você pode fazer o download e instalar para dimensionar. O primeiro desafio é saber o modelo adequado, pois normalmente você escolhe o modelo para depois colocar os dados de processo.

Alguns dados são importantes para fazer o dimensionamento do medidor, tais como:

  • Range de medição de vazão – Vazão mínima, média e máxima
  • Pressão da linha – Valor mínimo, máximo e de operação.
  • Temperatura do produto – Valor mínimo, máximo e de operação.
  • Tipo de conexão de processo
  • Compatibilidade química – Para saber o revestimento adequado

Com essas informações é possível dimensionar o medidor, onde você encontrará o erro no range de medição informado, velocidade de vazão e, quando for o caso, você terá a queda de pressão criada. No entanto, este medidor não gera queda de pressão.

Na internet, temos algumas opções que poderiam até pagar o blog para falar deles. No entanto,  vou falar mesmo assim. A galera da Endress+Hauser tem o software de dimensionamento chamado applicator na internet, você pode ver clicando AQUI.

Já os caras da Emerson Automation Solution, tem o toolkit e você precisa fazer o download para utilizar o software, você o encontra AQUI. Outros fabricantes com ferramentas online é a Sierra, mas eles não possuem magnético, veja AQUI.

Como instalar medidor de vazão eletromagnético?

Qual a forma ideal de se instalar o medidor de vazão eletromagnético? Essa é uma pergunta que pode ter várias respostas, certas ou erradas.

Existe um forma ideal de se fazer isso, mas antes deixe-me dar mais contexto para sustentar esse fato. O medidor deve ser instalado em uma tubulação totalmente preenchida pelo líquido, quando existe uma tubulação parcialmente preenchida gera-se problema na medição.

Tendo isso em mente, a melhor forma de se instalar o medidor é na vertical com o fluído subindo. Por que? É simples. Havendo vazão, a tubulação ficará sempre preenchida. Sem vazão, a tubulação fica totalmente vazia. Simples assim!

Existem fabricantes com modelos especiais que podem ser instalados em tubulações parcialmente preenchidas. Bom, o que dizer? Alguém já usou isso?

Se você tem uma tubulação parcialmente preenchida, existem técnicas para “afogar” o medidor e garantir naquele trecho uma tubulação totalmente preenchida.

Existem alguns outros pontos relacionados a instalação, como por exemplo, o trecho reto antes e depois do medidor. A ideia do trecho reto é que a vazão turbulenta torne-se uma uma vazão laminar, facilitando a medição.

Alguns medidores atuais já conseguem atuar sem trecho reto, mas o erro de medição é afetado e você não terá a mesma precisão encontrada em uma instalação convencional.

No manual técnico do fabricante, você encontra detalhes do trecho reto necessário . Dependendo do cenário (antes e depois do medidor), normalmente é considerado 5x o diâmetro antes do medidor e 2x o diâmetro depois do medidor.

Vamos resumir o que você precisa saber para uma instalação adequada:

  • O padrão de mercado para a condutividade mínima está em torno de cinco micro-siemens por centímetro, embora você possa encontrar dispositivos acima e abaixo desse padrão.
  • Os medidores de vazão eletromagnéticos gostam de instalá-los verticalmente com o fluido subindo. Dessa forma, você sempre tem o tubo cheio ou vazio.
  • Você pode instalá-los horizontalmente, apenas certifique-se de instalar o transmissor corretamente. Para altas temperaturas, você deve instalá-lo de cabeça para baixo. Lembre-se disso.
  • Você encontrará diferentes recomendações sobre trecho reto antes e depois do medidor, mas muitas vezes você vê pelo menos cinco vezes o diâmetro antes do medidor e duas vezes depois.
  • O aterramento do medidor é algo essencial para medição correta e evitar dados com medidor, existem diversas formas de aterramento e esse é tópico bem complexo para abordamos em um artigo só pra isso.

Aplicações interessantes do medidor de vazão eletromagnético

Existem diversas aplicações bem diferentes do medidor eletromagnético. Uma que sempre achei bem interessante e desafiadora é para a medição de polpa de minério em indústria de mineração.

Essa aplicação é extremamente abrasiva, sendo necessário fazer a medição de massa. Nesta aplicação, dependendo do fabricante e do tipo de polpa, o revestimento do sensor será de material diferente.

Usualmente, você encontra borracha natural, cerâmica, borracha dura em polpa fina, etc.

Com relação a medição de massa, o medidor magnético recebe sinal de um medidor do tipo gama responsável por medir a densidade e então a eletrônica do medidor magnético calcula a vazão de massa.

Essa é uma aplicação desafiadora! Volta e meia alguns medidores sofrem por conta da abrasão e é necessário trocar, pois o revestimento é danificado.

Por que existem diferentes revestimentos nos medidores magnéticos?

Os revestimentos de medidores magnéticos sempre entram em contato com os produtos, e alguns produtos reagem a essas substâncias. Portanto, você precisa escolher cuidadosamente o revestimento, a menos que tenha um produto bastante inerte como a água.

Por exemplo, se você tiver um produto corrosivo, precisará de um material de revestimento que tenha compatibilidade química com o produto. O Teflon é uma boa escolha, pois oferece uma ampla gama de aplicações em diferentes produtos. Algumas opções de Teflon como politetrafluoroetileno (PTFE) e perfluoroalcoxicarbonato (PFA), se diferem principalmente nos limites de temperatura.

Por outro lado, para produtos abrasivos, você tem uma variedade de opções de borracha e cerâmica que podem ser consideradas. Mas isso depende do seu orçamento.

Quase todas as marcas oferecem a maioria dessas opções para seus medidores de vazão eletromagnéticos. Apenas lembre-se da compatibilidade química com o seu produto!

Quais as vantagens e desvantagens do medidor de vazão eletromagnético?

Como sempre, gosto de dizer que você pode encontrar coisas boas e más em todos os princípios, modelos e marcas. O medidor de vazão perfeito não existe, pelo menos nunca vi um. Você já?



Vantagens dos magmeters

  • Princípio de funcionamento independente da temperatura, pressão e viscosidade
  • Mede de água até cimento.
  • Sem perda de pressão
  • Sem partes móveis
  • Boa rangeabilidade

Desvantagens dos magmeters

  • É necessária condutividade mínima
  • Incrustação pode causar erros
  • Baixa condutividade pode gera baixa precisão e erros de medição

Você tem alguma experiência com um medidor de vazão eletromagnético? Deixe seu comentário abaixo.

Forte abraço! 🙂

Manual de Medição de Vazão
Manual de Medição de Vazão

Mande sua história via redes sociais! As melhores serão transformadas em cartoon e publicadas aqui no Blog – citando seu nome, claro!  Que tal fazer parte do Automação & Cartoons? 

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
32 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

32 Comentários

  1. Marco Aurélio
    fevereiro 24, 2018 em 9:42 am

    Na planta onde trabalho, temos diversos instalados. Consulta, Siemens-Danfoss, Rosemount-Emerson, Yokogawa, Endress Hauser. Eu particularmente acho o medidor da Siemens, Magflo extremamente eficiente, confiável e fácil de configurar. A estrutura é frágil, não aguenta sol e chuva, mas onde fica protegido é excelente. Já a marca Consulta, tínhamos problemas constantes de erro de vazão sendo necessário ajustar a vazão zero. Yokogawa, ótimo. Mas mais chato de configurar. Rosemount, muito bom também. Endress-hauser também muito bom.

  2. Luis
    fevereiro 24, 2018 em 9:46 am

    Cara recentemente tive problemas com um mediador magnético e daí quando vi a charge caiu a ficha…
    Muito bom .

  3. joy
    março 9, 2018 em 11:46 pm

    muito legal

  4. Elias
    outubro 6, 2018 em 11:30 pm

    Tive problema com um medidor da Rosemount, nós tinhamos um medidor da Endress Hauser que danificou e ao substitui-lo por um da Rosemount a medição nunca foi a mesma, ele não indica o que deveria indicar, ja realizei todos os tipos de teste, desde aterramentos, calibração e configuração, mas não resolve.
    Obs.: A tubulação é de PVC e o fluido é Salmoura.

    • Anônimo
      outubro 6, 2018 em 11:42 pm

      Fala Elias, então precisamos de mais detalhes para tentar te ajudar. No entanto, um ponto importante é que em tubulação feita de um material não condutor de eletricidade o aterramento é ponto crucial para garantir um funcionamento adequado do medidor, além de um tempo de vida maior. Isso afeta medição e pode danificar com tempo o medidor. Então, recomendo ver se o aterramento está adequado para esse cenário específico. Outros pontos básicos, são trechos retos, tubulação totalmente preenchida, verificação do zero do medidor e uma verificação utilizando medidor ultrassônico clamp on para ver se a medição está coerente. Ambos produtos são de marcas muito boas, mas tem aquele ditado que em time que ta ganhando não se mexe. Manda mais detalhes, forte abraço.

  5. Elias
    outubro 7, 2018 em 12:15 am

    Obrigado por responder meu comentário meu amigo, a tubulação é vertical direção para cima, ja instalei anel de aterramento inclusive, calibrei, instalei outro da rosemount novo e nada. Chequei configuração varias vezes, tudo normal a principio.
    Unica coisa é que o da Endress estava utlizando alimentaçãoé ativo Passivo 24 VDC e o da Rosemount é ativo com Alimentação 240VAC com fonte interna, mas tudo normal.

  6. elton
    outubro 18, 2018 em 2:23 pm

    qual a formula matematica para calibrar esses medidores de vazão???

  7. Gustavo
    outubro 24, 2018 em 11:02 am

    se colocar um medidor de vazão invertido na tubulação ele deve dar a medição correta porem negativa ?

    • Anônimo
      outubro 24, 2018 em 3:27 pm

      Tem medidores que podem fazer medição em ambas direções, se instalar errado ele pode indicar negativo ou não medir. Recomendo arrumar a instalação assim de possível pois no corpo do medidor você tem um seta dizendo a direção correta. Neste meio tempo, enquanto não arruma se a eletrônica do medidor permitir você pode mudar a direção e fazer ele medir corretamente mesmo com sensor instalado ao contrário.

  8. Demetrios
    março 20, 2019 em 9:09 pm

    Olá. tenho duvidas para entender e configurar saida a pulso. Tenho uma medição com medidor magnetico da Yokogawa (os modelos novos) a medição é em m³ porém preciso que o totalizador também me forneça a totalização.. tenho duvidas para configurar..pode me explicar

    • Anônimo
      março 21, 2019 em 9:36 am

      Fala Demetrios, eu dei uma olhada pra você, mas como não disse o modelo do seu medidor não sei se foi o mesmo magnético que olhei da Yokogawa.
      Basicamente, utilizando a configuração fácil (Easy Setup Items) no display, a opção B30 Total unit é para você selecionar unidade de vazão por cada pulso, depois B31 Total Scale que é o taxa de vazão por pulso relacionada a totalização ou seja quanto de vazão um pulso representará. Na configuração B32 Pulse Unit é unidade de vazão por pulso para medição via pulso, na opção B33 Pulse Scale é a taxa de vazão por pulso, tbm seria quanto de vazão um pulso representará. Caso queira ir mais a fundo nas funções D estão as configurações avançadas de totalização e nas opções do tipo (E) as configurações avançadas de pulso,como largura do pulso (100ms, 50 ms, etc) e Pulse lowcut que vem configurado em 3% como padrão.
      Espero ter ajudado, abraços
      Fabrício

  9. Walter
    março 26, 2019 em 5:34 pm

    Gostaria de saber sobre a montagem, não entendi sobre o trecho reto, 5X o diâmetro antes e 2X o diâmetro depois, o diâmetro é o size 5mm no caso do medidor vazão yokogawa, no caso essa distância seria muito pequena, não estabiliza a vazão.

    • Anônimo
      março 28, 2019 em 12:55 pm

      Olá Water, você precisa ter 5 x o diâmetro da tubulação antes e 2x o diâmetro depois. Caso tenha uma instabilidade na medição, precisa checar se sua tubulação se manter totalmente preenchida, se essa variação é mínima e poderia ser amenizada utilizando o damping do medidor e se aterramento está feito de forma adequada.

  10. Julius Centeno
    maio 17, 2019 em 8:16 pm

    Boa noite Pessoal. Legal este canal de tecnologia. Seguinte: Por favor, me corrijam se eu estiver errado! Mas até onde sei Medidores de Vazão Eletromagnéticos não funcionam bem com fluido a base de óleo.

    • Anônimo
      maio 19, 2019 em 8:27 am

      Olá Julius, legal que curtiu o site. Então, sobre sua questão. O medidor de vazão eletromagnético funciona em fluídos condutivos, por causa do seu principio de funcionamento. Óleos são isolantes, isso quer dizer que eles não conduzem eletricidade, por conta disso o medidor magnético não funciona! Existem outras alternativas, se o óleo for limpo você pode usar medidor de vazão ultrassônico, ou em outros cenários vortex e se precisar de alta precisão pode ir com o medidor de vazão Coriolis

      Forte abraço
      Fabrício Andrade

  11. Fonseca
    setembro 3, 2019 em 5:31 pm

    Boa tarde!

    Tenho um medidor de vazão instalado em uma tubulação de 1″ e esta danificado, dai eu tenho em estoque um sensor de 1.1/2″, se eu instalar vai funcionar?

  12. Anônimo
    setembro 5, 2019 em 3:34 pm

    É preciso fazer cálculo para ver como esse novo medidor vai se comportar, o ideal é utilizar o mesmo que já foi dimensionado anteriormente. Esse outro medidor pode até funcionar, mas tem outro detalhes que podem ser afetados como precisão do medidor, perda de carga e coisas do tipo.

  13. Robson
    setembro 30, 2019 em 9:39 pm

    Tenho um medidor de vazão Siemens Mag 5000 que está indicando ajuste de parâmetro de pulso w21 Pulso saturado ( manual:mude a largura do pulso ou volume do pulso). Gostaria de saber o motivo desse erro e como resolvo

  14. Danilo
    junho 13, 2020 em 8:35 pm

    Boa tarde caros amigos, sou muito novo na area de Instrumentação e automação mas gostava de perceber a função do resistor de 250 ohms que é colocada em series entre o comunicador hart e o medidor de vazão ao configurarmos. Gratos pela vossa atenção.

  15. Danilo
    junho 13, 2020 em 8:38 pm

    Uma bobina ao inves de duas não serial suficiente?

  16. Danilo
    junho 14, 2020 em 5:41 pm

    Muito agradecido pela resposta, mas dei uma lida e não se fala nada a respeito do resistor de 250 ohms

  17. Danilo
    junho 14, 2020 em 5:44 pm

    Muito agradecido pela resposta, mas dei uma lida e não se fala nada a respeito do resistor de duzentos e cinquenta ohms.

    • Anônimo
      junho 30, 2020 em 11:09 am

      A utilização do resistor é para gerar impedância de sinal e dessa forma ser possível a comunicação HART.

  18. Jadson
    abril 7, 2021 em 7:42 pm

    Pq em altas temperaturas tem que instalar o carretel de cabeça pra baixo?

    • Anônimo
      abril 19, 2021 em 5:57 pm

      Olá Jadson, Se eu entendi bem está questionando o pq é necessário instalar o medidor com a eletrônica para baixo, certo? Caso seja essa a questão, isso é necessário por conta da alta temperatura o calor tende a subir e caso a eletrônica esteja instalada na parte superior, ela será exposta a uma alta temperatura desnecessária. Para evitar qualquer problema com aquecimento e umidade dentro do transmissor, a recomendação é instalar o medidor com a eletrônica para baixo quando está instalado na horizontal.

  19. João
    setembro 21, 2021 em 5:46 pm

    Para altas temperaturas, você deve instalá-lo de cabeça para baixo. Lembre-se disso.

    Olá, quando falamos de alta temperatura, de quanto estamos falando?

    • Anônimo
      setembro 30, 2021 em 8:41 am

      Olá João, sim de fato, em altas temperaturas o medidor deve ser instalado de cabeça para baixo caso ele tenha a eletronica integrada, caso contrário não precisa. Outro ponto é ele tem que estar instalado na horizontal, pois na vertical não tem esse problema. Eletronicas remotas resolvem essa questão e ajuda na visualização do operador. Em relação ao range de temperatura indicado, depende muito do fabricante, precisa ver pelo modelo no manual do instrumento.

  20. Vitória
    novembro 10, 2021 em 5:14 pm

    Olá, em tubulações de água desmi o hidrômetro magnético não irá funcionar corretamente, então?

    • Anônimo
      novembro 11, 2021 em 9:11 am

      Olá Vitória, hidrômetro e magnético são diferentes tipos de medidor de vazão. O hidrômetro irá funcionar, pois é um medidor mecânico e não leva em consilderação a condutividade do produto. Já o medidor de vazão do tipo eletromagnético não irá funcionar. Você tem mais alternativas para água desmi, como vórtex, turbina, ultrassônico, etc.

  21. Pacheco
    abril 9, 2022 em 3:29 pm

    Como instalar um medidor de vazão eletromagnético na saída de um poço profundo (artesiano), com tubulação galv DN100, deixando ele afogado e na horizontal ?
    Obs: A tubulação sai do poço e entra novamente na terra seguindo vários km até uma lagoa.

    • Anônimo
      abril 13, 2022 em 11:06 am

      Olá Pacheco,

      Você pode instalar o medidor submerso, mas tem que ser medidor com grau de proteção IP68 para ser instalado submerso.
      Hoje em dia, também existem medidores magnéticos que não precisam de trecho reto, então poderia instalar antes da tubulação entrar na terra.

      O ideal é dar uma olhada nos dados técnicos de vazão e tubulação para determinar o medidor ideal e suas recomendações.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*