Medidor de vazão ultrassônico – Princípio, instalação e curiosidades!

medidor-de-vazao-ultrassonico

Tipos de medidores de vazão

Provavelmente, você sabe que existem diversos tipos de medidores de vazão no mercado. Cada um desses medidores trás pontos positivos e negativos, além de alguns serem recomendados para aplicações específicas.



Costumo dizer que quando temos que escolher medidores de vazão, uma das primeiras opções é o medidor de vazão magnético.

Caso alguma característica do seu processo não sirva para esse medidor, então o medidor ultrassônico de processo pode ser uma segunda opção. Uma terceira escolha seria o medidor de vazão do tipo vortex.

Claro que no dimensionamento não é dessa forma! Essa é uma visão voltada para o custo dos medidores. Eu coloco o medidor ultrassônico entre o magnético e o vortex, já que o medidor de vazão ultrassônico atende uma faixa de líquidos na qual o magnético não pode ser aplicado.

Além disso, ele faz medição a partir do zero, diferentemente do medidor de vazão do tipo Vortex. Existem alguns casos onde o custo do medidor Vortex é menor, mas existe essa limitação por conta dos números de Reynolds, entende?

Obviamente, alguns fabricantes podem discordar. Além do mais, essa “ordem” está ligada também ao portfólio da empresa. Alguns profissionais ainda estão trabalhando em diversos processos utilizando o transmissor de pressão diferencial, certo?

Hoje, que tal falarmos um pouco sobre o medidor de vazão ultrassônico? Esse cara possui diferentes princípios de funcionamento: modelo fixo e modelo portátil. Ambos estão envolvidos em uma grande polêmica.

Continua comigo! Falo sobre essa polêmica mais pra frente!

Qual o funcionamento do medidor de vazão ultrassônico?

O medidor de vazão ultrassônico é muito louco! Nele, você encontra dois princípios de funcionamento.

Alguns fabricantes possuem as duas opções, mas a grande maioria vai ofertar um ou outro. Além disso, cada princípio é para um cenário específico. Normalmente, onde um tipo vai bem o outro não funciona e vice e versa.

Provavelmente, você já ouviu falar do efeito Doppler e do medidor de vazão ultrassônico por tempo de trânsito. Caso não tenha ouvido falar, fica tranquilo! Vamos ver como cada um desses princípios de medição de vazão funcionam e qual diferença entre eles.

Efeito doppler

Um forma de simples explicarmos o que é o efeito Doppler seria a sirene de uma ambulância! Claro, não  usarei da mesma forma! Sou diferente  e original, então neste caso, vou usar vou utilizar a sirene de uma viatura policial!  Super diferente..rs!

Brincadeiras a parte,  a sirene ajuda a entender como o efeito Doppler funciona. Imagine que você está na rua e então um carro da polícia com a sirene ligada se aproxima de você. Quando ela se aproxima, o som vai ficando mais alto (frequência de áudio), mesmo que o nível tenha de certa forma aumentado o volume da sirene.

Conforme o carro da polícia vai se distanciando de você, o volume da sirene também diminui. Essa mudança de frequência que acontece quando carro se aproxima e se afasta de você é chamado de efeito Doppler. Não, eu não estou inventando isso!

Características do medidor de vazão ultrassônico por efeito Doppler

Um ponto de extrema importância para aplicar esse tipo de medidor de vazão é que existe a necessidade de partículas ou bolhas no fluído que será medido.

O motivo é simples e tem haver com exemplo dado acima. Quando o medidor de vazão ultrassônico emitir o sinal ultrassônico, este sinal irá refletir nessas partículas ou bolhas.

Quando esse sinal é refletido, você tem a mudança de frequência do sinal emitido, então o transmissor consegue ler essas mudanças. Assim,  calcula a vazão baseado nestes dados.

Mas como assim? Você pode estar se perguntando, certo? Como é possível fazer a medição de vazão dessa maneira? Simples! A mudança de frequência que acontece quando o sinal ultrassônico é refletido é proporcional a velocidade da partícula ou bolha que refletiu.

Dessa forma, podemos considerar que a velocidade do fluído é igual a velocidade de quem refletiu. Simples né? 😉

Agora, e quando falamos de uma aplicação onde as partículas ou bolas estão lá convivendo não muito harmonicamente? Existem diversos sinais refletidos, o que também pode acontecer é encontrar diferentes velocidades.

Mas não para por aí! O sinal refletido pode ser amortecido por uma bolha ou refletido por outra partícula.Tudo isso precisa ser levado em consideração para uma medição de vazão precisa! Sim, obrigado transmissor por fazer isso tudo por nós!

medidores de vazão

Tempo de trânsito

O medidor de vazão ultrassônico por tempo de trânsito é normalmente encontrado em diversas aplicações. Existe uma grande diferença entre o tempo de trânsito com os medidores de vazão utilizando efeito Doppler, sabe o que?

Os medidores por tempo de trânsito normalmente não funcionam adequadamente em fluídos com partículas ou bolhas. Usualmente, vai ter um porcentagem recomendado tipo 10% e um tamanho específico de partícula, mas normalmente os vendedores nem vão arriscar.

Encontrei outro exemplo super claro para explicar o tempo de trânsito, para isso vou utilizar o carnaval!

Algo bem comum durante o carnaval é aqueles pulinhos para um lado e depois para o outro, sabe? Tipo, você tem pessoas uma do lado do outro pulando para o mesmo lado e depois voltando. Fala sério, você sabe do que to falando.

Ai imagina que você (o cara do contra) resolve pular para lado contrário do que todos estão indo. Você vai precisar colocar muita energia para fazer isso, totalmente diferente se decidir seguir o fluxo e pular para mesma direção de todos.

Agora vou mostrar como esse exemplo faz total sentido com princípio de medição de vazão.

Características do medidor de vazão ultrassônico por tempo de trânsito

Este medidor funciona baseado na velocidade da propagação ondas sonoras. O medidor de vazão é composto por dois sensores que emitem e recebem o sinal ultrassônico simultaneamente.



Vamos colar um cenário onde a vazão está em zero, isto quer dizer que o fluído está parado na tubulação. Neste cenário o tempo de emissão de sinal de um sensor para o outro será o mesmo em ambas as direções.

Em outro momento, temos vazão na tubulação e as coisas mudaram um pouco. O sensor que está a favor da vazão tem uma velocidade maior do que o sensor que emite o sinal contra a vazão. Isto faz com que seja gerado uma diferença de tempo de um sinal para o outro.

Agora, sabendo a distância entre os sensores é possível calcular a vazão através da diferença do tempo de trânsito. Existem modelos com mais de dois sensores, além de medições realizadas em linha (in-line) ou externamente sem abrir a tubulação  ou não intrusivo (Clamp-on).

Ficou claro como medidor de vazão ultrassônico por tempo de trânsito funciona? Vamos ver ver mais detalhes de ambos medidores de vazão.

Medidor de vazão ultrassônico não intrusivo

Polêmica! Os medidores de vazão não intrusivos em seu modelo portátil estão em uma embate e que sempre acabam entrando em alguma discussão. Antes de falarmos sobre isso, vamos falar da possibilidade deste tipo de medidor de vazão.

Os medidores não intrusivos podem ser uma solução simples para a medição de vazão sem requerer muita estrutura para sua instalação ou quando utilizado modelo portátil,  é possível realizar medições temporárias ou verificações.

Existem alguns cuidados na instalação dos medidores não intrusivos ou “clamp-ons”, como também são conhecidos no mercado.

A grande desvantagem aqui é a precisão do instrumento, onde normalmente o erro fica em torno 1 a 2%!

Ferramenta de verificação de outros medidores de vazão

Você pode utilizar a versão portátil para instalar lado a lado do medidor de vazão em linha e tirar dúvidas sobre a medição naquele ponto. Além disso, você pode fazer medições esporádicas utilizando esse medidor, coletando dados e tudo mais.

Calibração de outros medidores de vazão?

Essa é a grande polêmica, pois muitas empresas oferecem o serviço de calibração utilizando este tipo de instrumento e isto está errado.

O motivo é simples! O erro desses medidores depende da instalação, condição das tubulação, entre outros.  Normalmente, o erro fica em +-2%, como você vai calibrar um instrumento com erro de +-0,05%? Não faz sentido!

Caso queira verificar outros medidores, com certeza os medidores ultrassônicos de vazão portáteis são uma opção muito boa.

Instrumentação industrial

Medidor de vazão ultrassônico vantagens e desvantagens

Vou listar as vantagens e desvantagens do medidor de vazão ultrassônico, você pode levar isso em conta na sua decisão. No entanto, estes são pontos gerais é sempre bom conversar com fabricantes para entender os pontos positivos e negativos.

Muitos fabricantes têm funções diferenciadas que pode mudar um pouco esse cenário

Vantagens do medidor de vazão ultrassônico:

  • Não gera queda de pressão na linha;
  • Existem versões que não tem contato com produto;
  • Você pode aplicar em pequenos até grandes diâmetros.

Desvantagens do medidor de vazão ultrassônico:

  • Limitação com temperatura de processo;
  • Incrustação e sólidos acumulados podem afetar a medição;
  • Os resultados da medição depende do perfil de vazão.

Existem muito mais coisas para falarmos sobre este tipo de medidor de vazão, mas acredito que com esta introdução, você já conseguiu entender muitas coisas, certo?

Livro recomendado:

Desenvolvendo um medidor de Vazão MODBUS RS485 no Arduino
Desenvolvendo um medidor de Vazão MODBUS RS485 no Arduino



E você? Possui medidores de vazão ultrassônico na sua empresa?

Deixe comentário abaixo! Até a próxima!

Mande sua história via redes sociais! As melhores serão transformadas em cartoon e publicadas aqui no Blog – citando seu nome, claro!  Que tal fazer parte do Automação & Cartoons? ? 

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
14 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

14 Comentários

  1. Luis
    janeiro 27, 2018 em 1:21 am

    Cada vez mais acompanho,pois percebo que muito do nosso dia a dia você trata de forma cômica…afinal tudo vira piada depois daquelas broncas na área.

    • Anônimo
      janeiro 27, 2018 em 10:42 am

      Legal Luis, fico feliz que acompanha os cartoons! Acho importante trazer de uma forma diferente diversos problemas que acontecem no dia a dia, dessa forma podemos pensar e aprender pra não passar mesma bronca novamente! Forte abraço!

  2. Alessandro Kawano
    janeiro 28, 2018 em 9:34 pm

    Muito bom. E fácil compreensão. Continue assim. Sou responsável por instalação de 14 medidores de vazão até Abril sendo destes 04 não intrusivos. Vou repassar isso para minha equipe. Abraço.

  3. Fábio Torre
    fevereiro 9, 2018 em 8:14 am

    Parabéns pelo site e pelo artigo! Extremamente didático o texto, além de esclarecedor. Abraço.

  4. Jucimar
    dezembro 4, 2018 em 10:00 pm

    Amigo boa noite!

    Tenho um medidor ultrassônico portátil da krohne 6400 tempo de transito, para fazer verificações. Tenho dificuldade em medições em tubulações aço carbono, fluido água de incêndio, não consigo sinal dos sensores de jeito maneira.

    • Anônimo
      dezembro 4, 2018 em 11:02 pm

      Fala Jucimar. Então, primeiramente é importante saber se está colocando sensor em um ponto que obedeça o trecho reto e que a tubulação esteja sempre cheia. O segundo ponto é tirar a tinta onde vai fazer a medição para não atrapalhar, depois saber a espessura da tubulação (da pra usar sensor de espessura), material e diâmetro da tubulação e preencher adequadamente no medidor. Eu já vi um caso, onde a medição não acontecia por incrustação interna da tubulação que fazia a atenuação do sinal, isso aconteceu em uma tubulação de água, pode ser o caso. Você consegue medir em um ponto diferente? ou checar a possibilidade de incrustação? Forte abraço Fabrício.

  5. Jucimar
    dezembro 5, 2018 em 7:36 am

    Bom dia,
    Sim, todas as informações da tubulação está sendo colocada na configuração, segue abaixo:

    DN: 10″ exatamente 273mm externo.
    Espessura da parede: 9.27mm.
    Tipo material: aço carbono.
    Tubulação cheia de água.
    Superfície: lixada.
    Espaço entre sensores aconselhada: 188,87mm.

    Até o espaço entre sensores que o instrumento estabelece( |——-d——-|) foi obedecido. Será que não estou tendo sucesso por causa da incrustação de lama dentro da Tubulação como você sitou?
    Já fiz uma medição na descarga de uma bomba centrífuga de Amônia que chega 250kgf/cm2, conseguir media tranquilamente, tubulação aço carbono também. Será que existe um outro tipo de medidor que não tenha interferência com incrustações?
    Como posso saber se é incrustações mesmo que está sendo o meu problema?
    Será que você tem uma luz nesse túnel, nós ajude?

    • Anônimo
      dezembro 5, 2018 em 8:16 am

      Bom, baseado na sua informação tudo está correto! Você pode testar em outra tubulação de água aleatória para fazer a prova, mas acredito que incrustação no ponto de medição seja o problema no que colocou aqui.

      No entrant, você pode dar uma olhada na qualidade de sinal após instalação do sensor, leva em média 45 segundos até vc ter essa informação, dependendo você precisa mudar a posição pra ter um signal satisfatório( Bom = maior que 75%, Não tão bom=50-75%, baixo= 10-50%, ruim= menor que 10%), rode também o Sensor 1 test, e sensor 2 test, além de optimize position para ver se melhora o sinal.

      A tecnologia tem limitação com inscrustação, eu costuva usar o medidor ultrassônico da E+H e inscrutação foi problema em algumas aplicações e a solução em um dos casos foi trocar um trecho da tubulação por outro novo, delta forma o sensor mediu.

  6. Jucimar
    dezembro 5, 2018 em 9:05 am

    Entendi, até essa avaliação foi verificada com o sinal este nem consigo ter, agora o ganho ele fica em torno de 50 +- 94db a força até tem, agora a resposta entre se não se enxerga.

  7. luciano m alcantara
    agosto 23, 2019 em 11:49 am

    adquirimos um equipamento de medição ultrassonico modelo ultraflow marca ecologics da sanesoluti realizei mediçoes com o mesmo em um cavalete de poço tubulação de 2″ apos fizemos a medida utlizando tambor de 200 litros
    o ultrassonico mediu 12m³/h e no tambor ficou em 17m³/h o que pode estar ocorrendo será alguma calilbração do aparelho ou problemas na tubulação distancia de trechos livres de registros, curva, união etc. poderia me orientar quanto a isso:?

  8. Arnaldo Lopes
    agosto 15, 2020 em 9:50 pm

    A instalação de um medidor ultrassônico no mesmo cavalete de hdrometros antigos pode levar a um erro até então não colocado em diversos textos e estudos. Por ser um sifão invertido há a possibilidade de criar uma bolsa de ar estacionada na região do hidrometro. Neste caso a seção da tubulação ficará reduzida pela presença do ar, a água para passar aumentará de velocidade e assim será detectado que há uma maior velocidade e consequente registrará uma vazão maior do que realmente está passando. Fabricantes de hidrometros de grande diâmetros usado para diversos líquidos, recomenda que o hidrometro esteja sempre preenchido de líquido, instalado abaixo do nivel de entrada e saida da tubulação ou então na vertical, onde não se acumulará a bolsa de ar. Tire um exemplo por adutora onde havendo um sifão invertido, obrigatoriamente vc deve instalar uma ventosa para expulsar o ar mantendo a seção preenchida totalmente de liquido. Qual a sua opinião?

  9. Juan Caballero
    fevereiro 10, 2022 em 10:05 am

    Parabéns Fabricio!! Continue atualizando suas informações técnicas e principalmente os sensores.

  10. josé brendo
    março 2, 2022 em 10:51 am

    Fabrício, cara, simplesmente genial sua iniciativa. Parabéns mesmo.

  11. Eunice Milisse
    abril 3, 2024 em 9:40 am

    Agradeço por compartilhar esse conhecimento connosco.
    Tenho algumas dúvidas, como faco para verificar se há ou não incrustação e excesso de ar dissolvido na tubulação de modo que não afecte a precisão do medidor.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*