O que significa span?

o-que-significa-span

O que significa span?

Exageros a parte, nessa tirinha mostramos o conflito do funcionário (estagiário?) ao ter que realizar uma atividade dada pelo chefe, não sabendo o que significa span (em automação industrial) e então, faz a tarefa acreditanto ser um SPAM (aqueles emails indesejados que vemos todos os dias em nossas caixas de e-mail).



Como curiosidade, caso você não saiba o que significa SPAM, segue uma breve descrição:

  • SPAM  significa “Sending and Posting Advertisement in Mass”. Em português, a tradução para o termo em inglês seria “Enviar e Postar Publicidade em Massa”. Você pode encontrar outras definições mais engraçadas por aí!

Todo lixo eletrônico que você recebe em seu e-mail é um tipo de SPAM.

Agora, em automação industrial, os instrumentos de medição tem o ajuste de zero e span! Mas, o que é span? Existem forma para calcular span? Como definir?

O que é span?

Quando você compra um transmissor de pressão, o instrumento é dimensionado levando em conta o range de medição da aplicação.

No entanto, a célula de pressão suporta um range de medição pressão maior ou menor do que o solicitado, além de uma sobre pressão.

  • Range de Pressão: A célula de pressão de um instrumento de pressão suporta um limite mínimo e máximo de pressão. Esse range já aborda a sobre pressure “overpressure” que o transmissor de pressão pode ser exposto “sem danos”.
  • Sobre Pressão: Podem ocorrer erros no manuseio do instrumento, onde o mesmo será exposto a uma pressão fora do seu range de medição. Cada célula de pressão tem seu range limite de sobre pressão. Isso pode afetar a precisão da medição, alguns fabricante alertam sobre isso.
  • Range de Medição: Retirando a sobre pressão do range de pressão, temos o range de medição do instrumento de pressão, onde você irá configurar o range de operação onde medidor será calibrado para operar naquela faixa de medição.
  • Span (Range Calibrado): Quando o instrumento é configurado com seu range de medição ou faixa de operação, onde o instrumentista deve fazer a calibração do instrumento, também é conhecido como span. O span é igual o Upper Range Limit(URL) menos o Lower Range limit (LRL).

Exemplos de span em instrumentos de pressão

Para você compreender ainda mais sobre span, veja dois exemplos bem práticos sobre o conceito: 

Imagine que adquirimos um novo transmissor de pressão para ser utilizado em uma nova medição de nível. Vamos checar suas características e tentar achar o span deste instrumento.

Instrumento de pressão A:

  • Range de medição: – 500 to 5000 mmH20
  • Sobre pressão: Pressão negativa: -500 até -200 mmH20 e Pressão positiva: 4000 até 5000 mmH20
  • Range de Medição: -200 até 4000 mmH20
  • Range de calibração: LRL = 100 mmH20 e URL = 2000 mmH20
  • Span: URL – LRL, 2000 – 100, Span=1900 mmH20

Instrumento de pressão B:

  • Range de medição: -100 to 1000 mmH20
  • Sobre pressão: Pressão negativa: -100 até -50 mmH20 e Pressão positiva: 800 até 1000 mmH20
  • Range de Medição: -50 até 800 mmH20
  • Range de calibração: LRL = 30 mmH20 e URL = 350 mmH20
  • Span: URL – LRL, 350 – 30, Span=320 mmH2O
Informações adicionais sobre conceitos

Acredito que agora está claro o que significa span, certo? 🙂 

Além do significado do Span, existem diversos conceitos e terminologias que muitas vezes geram dúvidas nos marinheiros de primeira viagem ou até mesmo naqueles que possuem muita experiência. 

Temos uma lista bem ampla dessas terminologias e conceitos, mas gostaria de abordar alguns dos que acredito serem comuns no dia a dia e que nem sempre são claros para todos!



Supressão de Zero:

Vamos utilizar como exemplo um transmissor de pressão fazendo medição de nível. Quando não temos o transmissor de nível instalado no mesmo nível da sua tomada de alta pressão, fazendo-se necessário a compensação dessa coluna de líquido.

Esta compensação é conhecida como supressão do zero. Em outras palavras,  é a supressão realizada quando um transmissor de nível está indicando um valor superior ao real.

Elevação de Zero:

Quando o transmissor de nível possui selagem na tomada de baixa, faz-se necessário realizar a compensação de pressão da coluna de líquido ou anular a pressão na tomada de baixa do transmissor de pressão. Isto é conhecido como elevação de zero.

Histerese:

Diferença entre a pressão aplicada no transmissor de pressão com sua saída (4-20ma). Para isso, é feito aplicação do signal na ascendente e descendente normalmente utilizando os valor de 0, 25, 50, 75, e 100% do range de calibração.

Rangeabilidade (Turndown):

É a relação da pressão máxima do transmissor com span calibrado. Turndown = URL/Span calibrado.

Se você tem transmissor com range de 0 a 8950mmH20 e você faz o ajuste para o instrumento medir de 0 a 895 mmH20. O turndown será 10:1.

Fique ligado, vamos falar mais sobre transmissor de pressão no blog.

O que significa span?
Ai sim em!

Até a próxima.

Mande sua história via redes sociais! As melhores serão transformadas em cartoon e publicadas aqui no Blog – citando seu nome, claro!  Que tal fazer parte do Automação & Cartoons? ?

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
3 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

3 Comentários

  1. Henrique Carlos
    janeiro 3, 2018 em 9:10 am

    Muito bom artigo, na área de instrumentação tem várias siglas que nem sempre é claro para todo mundo!

  2. Eduardo Rangel Machado
    agosto 11, 2018 em 12:56 pm

    Procedimentos de calibração de instrumentos industriais

  3. Janderson
    outubro 23, 2022 em 12:02 am

    Fabrício, sua história é interessante ! Obg por compartilhar seus conhecimentos.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*