Fazendo zero no medidor de vazão tipo Vortex!

fazendo-zero-no-medidor-de-vazao-tipo-vortex

Medidor de vazão tipo Vortex

Quando o assunto é medição de vazão existem diversas opções no mercado, tanto em relação aos fabricantes, como também aos diferentes princípios de medição.



Cada princípio de medição tem características próprias com pontos positivos e negativos em sua aplicação.

Você pode utilizar diferentes princípios para a mesma medição! Então, os pontos positivos e negativos devem estar claros, pois ajudará na escolha do melhor princípio de medição.

Outro ponto importante é a relação do custo-benefício de cada medidor de vazão.

Mesmo sendo um dos pontos menos relevantes, pois outros fatores como repetibilidade, precisão, queda de pressão, etc. deveriam ser mais importantes do que o custo do medidor.

Ainda hoje, podemos afirmar que mais de 60% das novas oportunidades para medição, o preço ainda é um dos fatores mais importantes.

O funcionamento do medidor de vazão tipo Vortex

O medidor de vazão tipo vortex é um medidor que chamamos de volumétrico em sua essência.

No entanto, na maioria das vezes o medidor está fazendo medição mássica! Calma, vamos chegar lá.

Dentro do medidor vortex, tem o bluff body, responsável por criar um obstáculo na passagem da vazão criando um distúrbio.

Após o bluff body, temos o sensor responsável por fazer a medição dos vórtices criados pelo mesmo. O sensor faz a medição da diferença de pressão criada da passagem do líquido ou gás pelo buff body.

O funcionamento do medidor depende dos vórtices criados. Pra isso, o fluido ou gás precisa atingir certa vazão para geração destes vórtices.

Por isso, o medidor requer um determinado número de Reynolds para realizar a medição de vazão, caso contrário a medição não ocorrerá!

Então, o medidor de vazão tipo vortex não faz medição a partir de zero!

Usando tudo isso como base, é possível afirmar que a distância de dois vórtices consecutivos é proporcional a vazão volumétrica passando pelo corpo do medidor.

Características do medidor de vazão tipo Vortex

Em 70% das aplicações, a velocidade é muito baixa para criação dos vórtices necessários para realizar a medição de vazão.

Para aumentar a velocidade, é necessário fazer uma redução da espessura da tubulação, fazendo com que a velocidade seja maior naquele ponto.



Hoje em dia, a grande maioria dos fabricantes já oferecem medidores de vazão do tipo vortex com a redução no próprio corpo do medidor.

Essa opção economiza na instalaçãopois não será necessário fazer mudanças na tubulação!

No entanto, a redução irá criar uma maior queda de pressão no seu processo. Ponto essencial para determinar se o medidor é adequado ou não para medição.

Vazão de massa

Como eu comentei no início do texto, o medidor de vazão tipo vortex na maioria das aplicações faz a medição de vazão mássica e não volumétrica.

Para isso, o medidor tem um sensor de temperatura incorporado e em algumas aplicações é necessário também uma medição de pressão.

A informação de vazão, pressão e temperatura são enviadas para eletrônica onde existe um computador de vazão.

O medidor é capaz de fazer os cálculos necessários para medição de vazão de massa, além de outras medições adicionais e essenciais em muitos casos.

Tipos de medição de vazão com medidor do tipo vortex

Se organizarmos os medidores de vazão do mais comum para o mais caro, podemos dizer que temos o medidor magnético com melhor custo-benefício, depois ultrassônico, medidor de vazão tipo Vortex e depois o medidor de vazão Coriolis.

O vortex pode fazer medição de vários líquidos, gases e também de vapor! Sua aplicação é cada vez mais comum, pois o custo do medidor não é muito alto comparado outras opções.

As principais desvantagens são que o medidor vortex não faz medições a partir de zero e cria uma queda de pressão considerável em diversas aplicações.

No entanto, hoje o medidor de vazão tipo vortex é uma das melhores opções para medição de vapor no mercado. Sendo bem mais fácil de implementar do que medidores de vazão tipo multivariávelalém de medir vazão diretamente.



Você tem medidor de vazão tipo vortex na sua planta? Deixe um comentário.

Medidor de vazão do tipo vortex
Interessante, vou anotar tudo aqui!

Veja Livros e itens de automação na Amazon Brasil:

Mande sua história via redes sociais! As melhores serão transformadas em cartoon e publicadas aqui no Blog – citando seu nome, claro!  Que tal fazer parte do Automação & Cartoons? ? 

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
0 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*