Internet das coisas com conexão remota!

internet-das-coisas-conexao-remota

Internet das coisas com conexão remota!

Ainda não sabemos se realmente a internet das coisas é algo revolucionário na indústria ou só mais uma “Buzzword”.



Utilizamos a definição “IIoT – Industrial Internet of things” para soluções dedicadas ao meio indústrial. Dica importante: Não podemos confundir IIoT com Indústria 4.0 😉

No mercado, temos diferentes estratégias para implementação de uma solução IIoT.

Segue abaixo uma lista com alguns dos métodos para implementação discutidos:

  • Soluções utilizando gateways IIoT e dados na nuvem
  • Soluções através do sistema de controle com softwares para IIoT
  • IIoT as Service com conexão remota
  • Apps para aplicação específicas, como monitoramento de medidor de vazão
  • Etc.

Internet das coisas com conexão remota

IIoT como serviço é uma das maneiras de se implementar essa inovação. Você pode adquirir os equipamentos com um serviço para o monitoramento da solução remotamente.

Outra forma de se fazer a aplicação é através de um contrato de serviço, onde os equipamentos fazem parte do contrato. Caso seja finalizado, eles serão retirados. Esse método também oferece a conexão remota para acesso dos especialistas.

Eu particularmente acredito que “IIoT as a service” é uma das maneiras mais fáceis de popularizar a solução, pois oferece menor risco.

No entanto, muitas soluções utilizam as gateways 3G/4G para enviar os dados para análise. Como sabemos, no Brasil essa conexão não é uma das melhores e isso acrescenta um desafio maior de implementação.

Conexão remota
Estabelecendo a conexão remota com o equipamento via 4G.

Qual sua opinião sobre as soluções IIoT com conexão remota? Deixe seu comentário.

Veja Livros e itens de automação na Amazon Brasil:

Mande sua história via redes sociais! As melhores serão transformadas em cartoon e publicadas aqui no Blog – citando seu nome, claro!  Que tal fazer parte do Automação & Cartoons? ? 

0 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 10 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Hoje, moro e trabalho na Alemanha desenvolvendo uma plataforma digital para mundo da Automação industrial. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados!*