Qual o medidor de nível ideal?

medidor-de-nivel-ideal

Qual o medidor de nível ideal para a aplicação?

Ok, temos uma aplicação de nível um pouco complexa nesse quadrinho. O motivo da complexidade é simples, dentro do tanque temos um agitador e um sistema de aquecimento e esses dois fatores podem complicar a aplicação de alguns princípios de medição.

Além disso, a densidade do produto é variável sendo um problema para algumas soluções disponíveis no mercado.



Qual a ideia desse cartoon?

Vamos discutir quais a soluções possíveis para esse cenário, mesmo sabendo que não temos todas informações necessárias para uma resposta precisa.

No entanto, você pode compartilhar qual o medidor seria ideal no seu ponto de vista, citando todas as ressalvas necessárias.

Existem várias opções de fabricantes e princípios de funcionamento no mercado!

Eu fiz uma lista com algumas opções básicas, mas pode ser que pra você o medidor ideal não esteja listado aqui. Deixe sua opinião e o por que ela seria a ideal para resolver essa aplicação.

  • Transmissor diferencial de pressão
  • Transmissor ultrasônico para medição de nível
  • Transmissor do tipo radar (6-11, 24-29, 75-85 GHz)
  • Transmissor do tipo capacitivo
  • Transmissor do tipo displacer
  • Chave de nível
  • Indicador de nível
  • etc
Medidor de nível
E ai, qual a solução ideal para você?

Veja Livros e itens de automação na Amazon Brasil:

Mande sua história via redes sociais! As melhores serão transformadas em cartoon e publicadas aqui no Blog – citando seu nome, claro!  Que tal fazer parte do Automação & Cartoons? ? 

Fabrício Andrade
Últimos posts por Fabrício Andrade (exibir todos)
4 Comentários

Fabrício Andrade

Tenho 12 anos de experiência no mundo da Automação industrial, comecei minha carreira na JAT Instrumentação, depois trabalhei na Emerson Automation Solutions e Endress+Hauser. Tive a chance de implementar projetos, ministrar treinamentos e resolver problemas em diversas empresas no Brasil e Latina América. Trabalhei por 3 anos na Alemanha em um e-commerce de automação industrial e hoje sou gerente de marketing digital global na Endress+Hauser Suiça focado em IIoT. Além disso, sou cartunista e baterista nas minhas horas de folga.

4 Comentários

  1. Eduarda
    dezembro 3, 2018 em 2:40 pm

    Nem acredito que finalmente encontrei um site rico em conteúdo voltado para o nosso cenário real do instrumentista. Por favor não desanime e mantenha o site atualizado. Parabéns pelo conteúdo e os cartoons!!!!! Virei fã e vou acompanhar sempre!!!!!

    • Anônimo
      dezembro 3, 2018 em 9:50 pm

      Olá Eduarda, muito obrigado pela mensagem, fico muito feliz pelo reconhecimento. Por favor, compartilhe para ajudar o site ficar ativo, forte abraço. Fabrício

  2. Marlon
    abril 7, 2020 em 11:16 am

    Bom dia Fabricio, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo site, eu compartilho o link com todos os meus contatos da área de automação e instrumentação. São artigos com uma linguagem bem intuitiva e de fácil compreensão, ideal para quem está iniciando na área. Agora tira uma dúvida rsrs, no artigo aí de cima, acho que um medidor radar de onda guiada 80Ghz resolve para medir este nível aí, dá uma luz pra nós kkk

    • Anônimo
      abril 8, 2020 em 6:18 am

      Olá Marlon, muito obrigado. Acredito que o medidor de nível radar de onda livre 80Ghz vai resolver a questão. No entanto, radares de onda guiada não trabalham com 80Ghz até o momento. O que é dito é que um radar de onda livre de 80Ghz tem uma atuação semelhante a um radar de onda guiada. Forte abraço.

Resposta para seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados!*